Devido à grande demanda, foram abertas novas vagas para o programa Segundo Tempo em Macaé. Realizado pelo Ministério dos Esportes em parceria com instituições locais em todo o país, o programa vai atender, neste primeiro momento, crianças e adolescentes do município com as mais variadas atividades esportivas.
Em Macaé, estão sendo oferecidas 300 vagas para crianças e adolescentes praticarem capoeira, dança de rua, futebol, handebol, entre outros esportes. Os locais para as aulas serão na Ajuda e no Parque Aeroporto.
- Esse é um dos melhores programas do governo federal, pois promove a inclusão social através de atividades esportivas. Essa primeira fase será toda subsidiada com recursos do governo nacional. Além disto, pretendemos ampliar o atendimento e levar a outros bairros que precisam, ainda neste ano. Para isto estamos em busca de novos parceiros para o programa, ressaltou o presidente do CMDDCA - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - , Antonio Felipe Gonçalves.
As inscrições devem ser feitas pelos responsáveis, e acontecerão até sexta-feira (25), das 10 às 16hs na sede do CMDDCA Macaé, localizado na Avenida Papa João XXIII, nº 47, Centro. Além de preencher uma ficha no local, os interessados devem levar uma foto 3x4, cópia do RG do responsável, além de comprovante de residência e documento do jovem. Mais informações através dos telefones 2772-4268 ou pelo e-mail cmddca@macae.rj.gov.br.
Destinado a universalizar o acesso ao esporte, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contra-turno escolar, o programa Segundo Tempo caracteriza-se pelo acesso a diversas modalidades esportivas e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.
Atendendo a um pedido do CMDDCA - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - o programa será executado em Macaé através de uma parceria entre o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé e o Instituto Geração da Hora, com o aval do Ministério dos Esportes.
- É nosso objetivo discutir políticas públicas para crianças e adolescentes. Por isso, ao perceber a necessidade de oferecer uma atividade complementar ao turno escola, fomos atrás de alternativas, como a Colônia de Férias e agora, o Programa Segundo Tempo, explicou Antonio Felipe Gonçalves, presidente do CMDDCA Macaé.
De acordo com Patrick Ataliba, diretor executivo do Geração da Hora, o público do programa são crianças e adolescentes com idades entre sete e 18 anos. Os parceiros entram com a infraestrutura e com professores de educação física. Já o Ministério do Esporte capacita os professores e fornece material esportivo, lanche e uniforme.
- Para além da questão da prática esportiva, o que é importante destacar a ocupação do tempo livre da criança e do adolescente com atividades que complementar o horário escolar, além do reforço alimentar, que é oferecido e se torna uma grande ajuda, destacou.
Pelas regras do programa, as entidades conveniadas devem oferecer essa prática às crianças que participam do Segundo Tempo pelo menos três vezes por semana, cada uma com duas horas de duração, no mínimo. Devem ser oferecidas ao menos três modalidades diferentes.