Instituições do município vão participar da Campanha de Acessibilidade no Rio

29/11/2006 18:17:15 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e a secretaria de Assistência Social (Semas) definiu a participação do município, no lançamento da Campanha de Acessibilidade (Mobilidade: Caminhe com essa idéia). A assistente social Leni Rangel, dirigiu o encontro, realizado no Fumdec, nesta quarta-feira (29), que contou com a participação de representantes das instituições ligadas aos portadores de deficiência. Cerca de 120 pessoas vão representar Macaé no evento.

O lançamento da campanha será realizado no Rio de Janeiro, no próximo dia três, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as dificuldades e potencialidades da pessoa portadora de deficiência. O evento é uma iniciativa do Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. A campanha consistirá numa série de manifestações artísticas e culturais pelas pessoas com deficiência e contará com a participação de representantes das três esferas governamentais, Ong’s, entre outros.

- O prefeito solicitou que o Fumdec programasse a participação da prefeitura no evento. O município já desenvolve várias ações para às pessoas portadoras de deficiência, através do Conselho Municipal e do Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Escolar (Cemeaes). Com nossa participação nesse evento poderemos dar visibilidade a essas atividades, observou o presidente do Fumdec, Jorge Tavares Siqueira. A prefeitura, através da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), também implantou o projeto de basquete para cadeirantes, dirigido pelo ex-jogador, Antônio Puga.

O encontro será seguido por uma caminhada, do Leme ao Arpoador.A concentração será às 8h.

- A reunião contou com a participação de representantes da Semas, Cemeas, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Associação Macaense de Apoio ao Cego (Amac), da gestora do Fundo Municipal do Portador, Marli Reis, do Núcleo de Dança Portadores da Alegria, entre outros, explicou Leni Rangel.