logo

Instituto de Metrologia de Macaé mais atuante no município

14/01/2013 16:44:00 - Jornalista: Mônica Torres

A prefeitura de Macaé está passando por um processo de revitalização e melhoria de diversos serviços oferecidos no município, com objetivo de ampliar a qualidade de vida para o cidadão. Por isso, o Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), órgão vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, iniciou um processo de reestruturação e capacitação para atender diversos agentes sociais no município e região.

O IMMT tem por finalidade avaliar se os diversos instrumentos utilizados na indústria, na área da saúde e na ambiental estão medindo com a confiabilidade desejada, isto é, estabelecendo um controle de qualidade dos equipamentos (metrologia) e produtos (avaliação de conformidade), verificando se atendem às especificações técnicas para as quais foram construídos.

Exemplos da área industrial são os medidores de grandezas elétricas, pressão e temperatura. Já com relação ao setor saúde, os exemplos são as balanças pediátricas e os audiômetros. Na área ambiental verifica-se a qualidade da potabilidade (própria ou não para se beber) e da balneabilidade das águas.

Assim, estão previstos e em andamento para os primeiros seis meses, considerados de ações emergenciais pelo prefeito Dr. Aluízio, a recuperação da capacidade atual de trabalho dos laboratórios de metrologia do IMMT e a ampliação da oferta de serviços de calibração e ensaios para o arranjo produtivo local.
Nessas ações imediatas, estão previstos, também, o planejamento para a instalação futura do Campus definitivo, bem como a criação do Núcleo de Inovações Tecnológicas do IMMT para apoio à Certificação de Conformidade de produtos e processos, desenvolvidos por empresas inovadoras, com o devido reconhecimento internacional, seguindo as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) e do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Hoje o IMMT conta com quatro técnicos especializados e tem uma defasagem de pelo menos doze profissionais para recompor, nessa fase inicial, sua capacidade operacional de prestação de serviços tecnológicos. Portanto, já está em andamento a recapacitação do corpo técnico atual, assim como previsão de concurso público para o quadro permanente do Instituto. Como os próprios profissionais do Instituto esclarecem a medição precisa realizada pelos instrumentos, utilizados em qualquer setor da sociedade, traz confiança às relações comerciais e mais qualidade de vida para a população.

O IMMT, que está entre os três laboratórios brasileiros com competência técnica reconhecida internacionalmente para calibração de audiômetros e certificação de cabines audiométricas, em função da acreditação pelo INMETRO, é um organismo da administração indireta do município, que presta serviços tanto para instituições públicas quanto privadas para qualquer região do país.