O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ -Campus Macaé, obteve nota máxima na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), ligado ao Ministério da Educação e Cultura, (MEC). Com nota Cinco, a graduação está entre as melhores do país. A comissão de avaliadores do INEP visitou o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM - UFRJ) entre os dias 15 e 18 de agosto, visando ao reconhecimento do referido curso.
Entre os critérios de avaliação constavam a organização didático-pedagógica do Curso, na qual se avalia o Projeto Pedagógico; o Corpo Docente, sua titulação, regime de trabalho, experiência docente e produção científica; Instalação física da Unidade, onde se avalia Infra estrutura das salas de aulas, dos laboratórios didáticos, biblioteca e áreas externas, que atendem ao curso. A comissão também avaliou a satisfação dos estudantes com o curso, o trabalho comprometido e coerente da coordenação e corpo docente e as experiências oferecidas aos estudantes, através de Projetos de Pesquisas, de Extensão tanto no Polo Barreto (NUPEM), quanto no Polo de Promoção da Cidadania (Cidade Universitária).
O Secretário de Educação e também presidente da Fundação Educacional de Macaé, Guto Garcia, recebeu a notícia da avaliação do MEC com satisfação e elogiou todo o corpo docente da Instituição, assim como seus alunos. “Parabéns a todos. O comprometimento do corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), somados ao compromisso do município em buscar parcerias que visem à ampliação do ensino superior em Macaé. tem possibilitado resultados como este. Estamos trabalhando para que todos os cursos obtenham as melhores notas pelo ministério”, declarou.
Para a professora Lísia Gestionário, coordenadora do Curso de Biologia, a avaliação do MEC é o retorno de um trabalho conjunto entre o corpo docente e os próprios estudantes, que se mostram cada vez mais motivados com o curso. “Ficamos extremamente satisfeitos com a avaliação do MEC, uma vez que compomos um curso relativamente novo no município, num local único na região, como o NUPEM, mas que desenvolve seu compromisso de forma ímpar, estimulando os alunos a conhecer os verdadeiros desafios desta região e fazendo com que os professores se sintam mais instigados a desenvolver suas atividades”, explicou.
Criado em 2006, dentro do projeto de democratização e interiorização do conhecimento da UFRJ, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas mantém a mesma grade curricular e formação básica das outras turmas sediadas no Campus do Fundão, havendo, no entanto, algumas adequações nas disciplinas, adaptadas para as questões regionais. A graduação é administrada no NUPEM/UFRJ, sendo o primeiro curso em um campus avançado da UFRJ
Hoje, cerca de 300 alunos cursam a graduação, que teve sua primeira turma formada em fevereiro deste ano, onde alguns dos alunos recém formados já se encontram atuando em diversas secretarias do Município, ou em escolas da rede pública de Macaé.