Por meio da integração entre as secretarias municipais, Macaé atende com transporte escolar estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. O serviço é oferecido através de uma frota de 522 veículos da Secretaria de Educação, também por entrega de passes escolares e, ainda, por Transporte Social Universitário (TSU).
“Entendemos que é direito do cidadão a educação de qualidade. Notadamente, esta educação depende de outros fatores. Apesar de buscarmos matricular os alunos em unidades próximas às suas residências para que não precisem de transporte, quando ele se faz necessário, a gratuidade é primordial para aqueles que não possuem condições de arcar com o transporte coletivo pago. E, ainda, é direito daqueles que moram em locais distantes das escolas.”, enfatiza a secretária de Educação, Leandra Lopes.
"Em todos os 522 veículos que atendem aos estudantes, trabalham, além dos motoristas, monitores uniformizados e com crachá de identificação. Todos os veículos possuem plotagem de acordo com o edital de licitação e lacre de vistoria anual realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Ressaltamos este trabalho importantíssimo da Secretaria de Mobilidade Urbana junto à Secretaria de Educação e também para que pudéssemos disponibilizar as rotas com segurança" disse o coordenador de Transportes da Secretaria de Educação, Kódia Ramalho, que ressalta a integração das pastas.
O coordenador conta que, recentemente, fortes chuvas prejudicaram o acesso pela estrada da Fazenda do Saad, região da Serra da Cruz, no Trapiche. Por este motivo, oito estudantes da Escola Municipal de Educação Terezinha Lourenço da Silva e do Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvello Benjamin não poderiam chegar às escolas.
"Esta é a importância da integração entre as secretarias. Quando houve um problema pontual para o atendimento a oito alunos de duas escolas do Trapiche, a Secretaria Adjunta do Interior prontamente atendeu à solicitação da Secretaria de Educação, mandando maquinário para o local e resolvendo o problema. Não existe corrente forte com elos fracos. Realizamos um trabalho integrado para garantir o direito dos alunos de irem à escola e virem dela", completou.
O transporte a estudantes é oferecido pelo município a alunos de todos os níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior (em casos específicos), em três modalidades: Transporte Escolar, Passe Escolar e Transporte Social Universitário (TSU).
Transporte Escolar
A frota da Secretaria da Educação possui atualmente 99 ônibus, 225 vans, 85 micro-ônibus e 102 kombis. Estas últimas para atendimento às unidades de difícil acesso na Região Serrana de Macaé e, ainda, 11 veículos com tração 4 por 4.
Entre as funções dos monitores estão: o auxílio ao embarque e desembarque de alunos; a orientação para o uso adequado de equipamentos do veículo; o recebimento e guarda do material escolar; o controle sobre o acesso e do diálogo com os condutores e a prestação de informações sobre a conservação do veículo. As competências pessoais dos monitores e suas habilidades técnicas para o desempenho das funções são avaliadas permanentemente.
Passe Escolar
Fora isso, de acordo com levantamento do mês de junho, 3.764 estudantes da Rede Municipal de Educação receberam o Passe Escolar naquele mês e 5.893, da Rede Estadual de Ensino, também. Ainda os alunos do Ensino Médio que cursam o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Colégio de Aplicação (CAp) são contemplados com o benefício. São distribuídos 10.571 passes no total.
Transporte Social Universitário
Esta modalidade disponibiliza transporte intermunicipal a estudantes que frequentam cursos de Ensino Superior que não são ofertados em Macaé e também transporta estudantes moradores da Serra a instituições localizadas na sede do município, partindo do Frade. Sete ônibus estão disponíveis aos alunos com destino ao Rio de Janeiro, Niterói, Campos de Goytacazes e Rio das Ostras.