Jardim Franco recebe mutirão de combate à dengue neste sábado

12/04/2024 16:56:00 - Jornalista: Janira Braga

Tenda informativa irá distribuir material educativo sobre prevenção, realizar roda de conversa e disponibilizar profissionais de saúde para esclarecer dúvidas e orientar a população

A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) da Secretaria de Saúde de Macaé esteve nesta sexta-feira (12) no Jardim Franco e Franco Plaza para promover uma ação junto aos moradores para a permanência do trabalho de combate à proliferação dos mosquitos transmissores de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Neste sábado (13), o mutirão de combate chega ao Jardim Franco a partir das 8h30.

De acordo com o supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha, uma tenda informativa será montada no bairro para orientar os moradores sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar a proliferação dos mosquitos transmissores. Além disso, agentes de saúde percorrerão as ruas do bairro realizando vistorias em busca de possíveis focos do Aedes aegypti junto com os moradores, recolhendo lixo e materiais inservíveis.

- A participação da população é fundamental para o sucesso das ações de combate, pois a eliminação dos criadouros do mosquito depende do engajamento de todos – comentou Rocha.

O gerente da Cevas, Luan Campos, destacou a relevância da integração entre governo e população durante a visita ao Jardim Franco e Franco Plaza nesta sexta-feira. Campos ressaltou que a colaboração dos moradores é essencial para o combate à dengue e arboviroses, uma vez que mais de 92% dos focos são encontrados dentro de imóveis. Ele enfatizou que a população deve ser multiplicadora das ações realizadas pelo órgão, e que a presença da equipe no bairro foi motivada pelo chamado dos próprios moradores.

"Durante a visita aos bairros, a equipe da Cevas realiza orientações e vistorias para identificar possíveis focos do Aedes aegypti. O objetivo é definir as próximas ações a serem tomadas em relação à prevenção e combate às doenças transmitidas pelo mosquito. A presença do governo local nos bairros reflete a importância da participação ativa da população no enfrentamento dessas doenças, evidenciando a necessidade de um trabalho conjunto entre a Saúde e os cidadãos", pontuou Luan Campos.

Solicitações e denúncias

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.