logo

Jogos estudantis: 1ª etapa da fase eliminatória de vôlei aconteceu nesta quinta

26/05/2022 16:40:00 - Jornalista: Gláucio A. Fernandes

Foto: Bruno Campos

Quatro escolas participaram dos jogos no CIEP 455 Maringá

O CIEP Maringá, tanto na categoria masculino, quanto feminino, foi o grande vencedor no vôlei, durante a 1ª etapa da fase eliminatória dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), do Centro, que foi realizada na manhã desta quinta-feira (26), naquela unidade de ensino.

Quatro escolas se enfrentaram: CIEP 455 Maringá, Escola Municipal Leonel de Moura Brizola (2°lugar masculino), Escola Municipal Prof. Maria Letícia Santos Carvalho (2° lugar feminino) e Escola Municipal Olga Benário. O formato da competição prevê um encontro entre os primeiros contra os segundos colocados.

Os JEEM são um evento tradicional entre as escolas de Macaé, mas, por conta da pandemia, ficou paralisado por dois anos. “O evento era maior, e aos poucos ele vai voltar a crescer. Espero uma adesão maior ao atletismo”, disse Fernando Gama, coordenador de esporte da Secretaria de Educação.

As primeiras modalidades a serem disputadas são: futsal, handebol e voleibol. Em agosto, outras três modalidades serão integradas aos JEEM: atletismo (masculino e feminino), queimado (masculino e feminino) e xadrez (misto). O encerramento dos Jogos será no dia 31 de agosto, com competições de atletismo no Forte Marechal Hermes.

“O evento é importante para estimular a prática dos esportes nas escolas e evitar a evasão e promover a integração entre as escolas. O resultado esportivo fica um pouco de lado, pois o mais importante é o resultado social”, acrescenta Fernando.

Para Guilherme dos Santos, estagiário de educação física, do CIEP Maringá, os jogos mudam a vida das crianças. "Criam oportunidades, como mudou a minha. Se estou aqui hoje, é por causa do esporte”, garante. Guilherme cita, também, a forma como os alunos se sentem durante as competições quando perguntado sobre o que ele mais gosta nos jogos. “A emoção das crianças, elas não estão acostumadas com isso”, afirma.

Outro ponto de vista é dos próprios alunos. Para Gabriel Souza, de 14 anos, aluno da EM Leonel Brizola, diversão e competição são os principais pontos dos jogos. Já para Isabelly Oliveira, de 12 anos, aluna do CIEP 455 Maringá, a Torcida é o que ela mais gosta. "Os jogos são importantes para o meu futuro e ajudam a escola a ter uma melhor reputação”, diz.

Os jogos continuam durante a semana com as disputas do handebol, que ocorrerão nesta sexta-feira (27), na Escola Municipal Olga Benário, no Barreto. Já na próxima terça-feira (31) ocorrem jogos de futsal na escola Elisabeth Brandão, no Lagomar.


Fotos Relacionadas