logo

Jogos Estudantis premia destaques da edição 2025

23/10/2025 16:58:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Moisés Bruno

A celebração é uma novidade desta edição que celebra os 33 anos do JEEM

O encerramento dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM) foi marcado com a cerimônia de premiação dos Destaques 2025. A celebração é uma novidade desta edição que celebra os 33 anos da programação. A entrega foi realizada nesta quinta-feira (23), no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, com cerca de 250 alunos premiados com medalhas e troféus.

Com duração de cinco meses, desde o congresso técnico até o encerramento das competições, o JEEM 2025 envolveu 37 escolas e contabilizou 4.686 inscrições — o maior número já registrado na história do evento. As disputas contemplaram as modalidades de xadrez, jiu-jitsu, queimado, atletismo e futsal, mobilizando toda a rede municipal.

Implementado nesta edição, a premiação Destaque JEEM, reconheceu os melhores competidores de cada modalidade e categoria, e a inclusão da premiação da escola campeã geral, definida pela maior pontuação nas provas coletivas e individuais. O título ficou com o Ciep Maringá, que se destacou pelo desempenho em diversas modalidades.

A cerimônia contou ainda com homenagens aos chamados “Amigos do JEEM”, pessoas e instituições que apoiam e fortalecem a iniciativa ao longo dos anos. Foram homenageados o vice-prefeito Fabiano Paschoal; o vereador Marvel Maillet; o secretário de Esportes César Maillet; a superintendente pedagógica. Balade Ayala; o capitão Arraes, representando o Forte Marechal Hermes, e o professor Jorge Aquiles, em nome dos professores da rede municipal.

O vice-prefeito Fabiano Paschoal destacou a importância do esporte como instrumento de formação. “É muito além do troféu e da medalha. É sobre produtividade, comprometimento e avanço. Esse é o verdadeiro espírito do esporte. O Jeem representa o esforço coletivo de alunos, professores e gestores comprometidos com um futuro melhor”, afirmou.

O coordenador geral do JEEM, Fernando Gama, ressaltou o crescimento e o fortalecimento da competição, que este ano se consolidou como a mais completa da história. “Foram 37 escolas e quase cinco mil inscrições, um recorde absoluto. O município, através do prefeito Welberth Rezende, enxerga o esporte não como gasto, mas como investimento. E isso se reflete em eventos como este, que formam cidadãos e revelam talentos. Já estamos planejando novas modalidades para 2026, como o vôlei de praia, que vem ganhando espaço em Macaé e na região”, disse.

A superintendente pedagógica, Balade Ayala, ressaltou o significado do evento para a comunidade escolar. “Os jogos estudantis despertam o sentimento de pertencimento à escola e à cidade. Ter 10% dos alunos da rede participando é algo muito expressivo. O esporte tem esse poder de unir, ensinar e inspirar”, destacou.

Entre os alunos premiados, Bernardo Anchieta Moser, 10 anos, comemorou o reconhecimento no xadrez. “Estou muito feliz e gostaria de agradecer ao meu professor Carlai, que sempre me apoiou e também aos meus familiares que sempre estiveram ao meu lado”, concluiu o estudante da Escola Municipal Amil Tanos, que há três anos é praticante da modalidade.