Foto: Ana Chaffin
Evento fez parte das comemorações do Dia do Fonoaudiólogo
A V Jornada de Fonoaudiologia aconteceu nesta quarta-feira (30), no auditório da Cidade Universitária, e faz parte das comemorações do Dia do Fonoaudiólogo (9 de dezembro). O objetivo foi promover integração e troca de conhecimentos entre os profissionais. O evento teve início com uma mesa de relato de casos clínicos no Hospital Público de Macaé (HPM). Atualmente, a unidade conta com 10 fonoaudiólogos que atuam com adultos e crianças.
A mesa foi moderada pela especialista Marina Gervásio e, na oportunidade, foram apresentados os temas "Fonoaudiologia na Síndrome de Werdning-Hoffman: limites e possibilidades" e "Atuação Fonoaudiológica na Síndrome de Guillain Barré". A jornada contou também com as palestras: "Atuação Fonoaudiológica no Implante Coclear"; "Fonoaudiologia Escolar: uma construção de possibilidades"; "Contribuições do Fonoaudiólogo Educacional para o seu município e sua escola"; "A Fonoaudiologia da Readequação Vocal Transgênero" e "Bateria MTL- BR: avaliação fonoaudiológica de pessoas com afasia".
O evento apresentou ainda o projeto "Contos e Cantos", com a participação do grupo da Terceira Idade da Casa de Convivência. Eles mostraram as músicas e a vida do autor Noel Rosa.
Fonoaudiólogo - O profissional de fonoaudiologia atua na área de fala, deglutição, aprendizagem e audição. Em Macaé, a rede de atendimento conta com estes profissionais em 21 unidades de saúde, educacionais e entidades sociais como a Casa da Criança e do Adolescente, Núcleo de Saúde Mental, Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeas), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada), entre outros.