Macaé terá um representante na 65ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A programação, que terá como tema central “Ciência para o novo Brasil”, será realizada entre os 21 e 26 deste mês, na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife.
Este ano, o encontro contará com a participação do aluno vencedor na categoria “Iniciação Científica”, Thiago dos Reis Araújo. Ele é aluno do curso de Ciências Biológicas do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que funciona na Cidade Universitária.
O universitário conquistou o prêmio de Iniciação Científica na Jornada de Pesquisa e Extensão – UFRJ/Macaé pela apresentação da pesquisa “Efeitos da suplementação com L-Alanina (ALA) e L-Arginina (ARG) sobre a obesidade, homeostase glicêmica e secreção de insulina em camundongos obesos- MSG (glutamato monossódico)”. Ele contou com a orientação da professora Rosane Ribeiro.
Na programação serão desenvolvidas 266 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Também haverá 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias. Na ocasião, também serão ministradas oficinas, palestras, rodas de conversas e apresentações culturais.
Assim como ocorre em todas as reuniões anuais da SBPC, a de Recife tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. O encontro também é considerado um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e a tecnologia.
Entre os temas que serão debatidos nas conferências, mesas-redondas e simpósios, estão, por exemplo: “Educação, ciência e tecnologia - pilares para a inovação”; “Agricultura Brasileira: 40 anos de contribuição da Embrapa”; “Impactos das células-tronco no tratamento da insuficiência renal aguda”; “Amazônia Azul - A governança necessária”; “Novas oportunidades para a inovação em fármacos”; “Sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação: trajetória recente e novos desafios”; e “Impacto e avaliação da pesquisa”.