Foto: Ana Chaffin
Primeira edição do Fórum Juvenil de Educação acontece nesta segunda
A estudante Emilly Nicole Ferreira Silva, da Escola Municipal Olga Benário Prestes, afirma que sabe bem a importância do jovem assumir seu protagonismo dentro e fora da unidade escolar. A fala foi durante a mesa do I Fórum Juvenil de Educação, que acontece nesta segunda-feira (19) até as 17h, na Câmara Municipal.
O encontro, realizado em dois turnos, reúne cerca de 500 representantes de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio das escolas públicas da rede municipal de ensino. O tema desta primeira edição é “Protagonismo Juvenil: Ocupando Espaços e Construindo Caminhos”.
O fórum tem o objetivo de colocar o estudante como protagonista, fomentando o debate saudável, além de buscar fortalecer as boas práticas educacionais e troca de experiências. A programação contou, ainda, com apresentações culturais, poesias, músicas e balé.
“Cada jovem presente aqui hoje precisa assumir seu protagonismo dentro da escola e na sua vida também. Somos motivados todos os dias na escola para estudarmos e sempre seguirmos em frente. Os projetos e as atividades prazerosas nos incentivam a continuar. Não podemos ficar somente como plateia, precisamos ocupar os espaços como protagonistas”, frisou Emilly.
O encontro é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Superintendência de Ensino Fundamental Anos Finais e Médio, da Superintendência de Anos Iniciais e da Coordenadoria de Orientação Educacional.
A secretária municipal de Educação, Leandra Lopes, destaca que o evento faz parte de uma gestão democrática, com o intuito de dar voz aos alunos, professores e toda equipe das unidades escolares. “A iniciativa é fundamental para planejarmos todo o período e executarmos as melhorias, ou seja, trabalhar as políticas públicas de educação”, frisou a secretária.
O secretário adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, afirmou que a Secretaria de Educação prioriza a escuta de todos os atores do processo educacional. “Hoje acontece esse fórum de jovens, mas teremos encontros com técnicos da secretaria, professores, diretores, entre outros profissionais. A proposta é construirmos políticas de educação ouvindo todos os envolvidos”, acrescentou.
“O desenvolvimento permanente faz parte da condição de sujeito, sem perder de vista que a pessoa é uma realidade em processo, imersa em seu tempo, no seu cotidiano e na história, pré-requisito para o desempenho autônomo na sociedade”, acrescentou a superintendente de Ensino Fundamental Anos Finais e Médio, Odilaine Pinto.