Quando era criança, Hakelly de Souza Maximiano, 16 anos, nem imaginava que teria um futuro brilhante no atletismo. Foi no ensino fundamental, que a macaense se destacou nas aulas de educação física na rede pública de ensino do município. De 2022 até agora, ela vem colecionando muitas vitórias com focos bem planejados: junto com a equipe, participar dos Jogos Olímpicos de 2028 e conquistar uma medalha para o Brasil em 2032.
A partir de então, a jovem participou de várias competições e jogos estudantis no município. Não demorou muito para que as disputas fossem para outras cidades, Brasil afora, o que ajudou ainda mais a aumentar a coleção de medalhas. Recentemente (entre os dias 9 e 14), Hakelly e mais cinco participantes do Programa Atletismo Macaé participaram dos Jogos da Juventude, evento que reuniu estudantes de 15 a 17 anos, em Brasília.
Aluna do Ciep 455 Maringá, Hakelly vem se destacando no país e ganhou o título de atleta revelação em 2024, conquistando três medalhas de ouro no revezamento 4x100 metros rasos, nos 100 e 200 metros rasos - sendo que nesta última correu a distância em 23"58 centésimos. Este ano, Hakelly já bateu o recorde brasileiro e Sulamericano sub 18 na prova dos 100 metros rasos (11"37) e brasileiro nos 200 metros rasos (23"35). Com esses resultados, ela se tornou tricampeã dos Jogos da Juventude, nos 100 e 200 metros rasos, e bi campeã no revezamento 4x100 metros rasos.
A equipe teve uma jornada gloriosa ao passar por diversas competições e pelos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro (JERJ), até chegar aos Jogos da Juventude, em Brasília. O Estado do Rio conquistou 14 medalhas no atletismo, sendo que 8 dessas vieram para Macaé.
Além de Hakelly, outros jovens também se destacaram. Luiza Teixeira Araújo, aluna de 16 anos do Colégio Castelo, trouxe quatro medalhas. Ela conquistou o Ouro compondo o revezamento 4x100 metros do estado; Prata, pelo segundo ano consecutivo no pentatlo (prova que reúne e sequência os 100 metros com barreiras, Salto em altura, arremesso do peso, Salto em distância e 800 metros rasos); Bronze nos 100 metros com barreiras e Bronze no revezamento 4x400 metros rasos misto, compondo a equipe do Estado.
Thayná Custodio Ramos, 15 anos, aluna do Ciep 455 Maringá Maringá, voltou com três medalhas: Ouro no revezamento 4x100 metros rasos, compondo a equipe juntamente a Luíza Teixeira, Hakelly Maximiano, além da atleta Carioca Grazielly Jorgea Mathias; Bronze no revezamento 4x400 metros rasos misto, ao lado de Luíza Teixeira e João Pedro Contadini, ambos de Macaé, e Henrique de Morais, de São Gonçalo; e Bronze nos 200 metros rasos, com a expressiva marca de 24"20 centésimos, para uma atleta de 15 anos.
João Pedro Silva Contadini, 17 anos, aluno do C.E. Luiz Reid, voltou para casa com Prata no revezamento 4x100 metros rasos, compondo a equipe do estado com Pedro Nunes (Duque de Caxias), Matheus Souza de Araújo (Rio de Janeiro) e Gabriel Lopes Fernandes (Natividade); e Bronze no revezamento 4x400 metros rasos misto, ao lado de Thayná Custodio, Luiza Teixeira e Henrique, citados anteriormente. Ele também ficou em 4° lugar nos 110 metros com barreiras.
Ludmyla Mendes Monteiro, 15 anos, também aluna do Ciep Maringá, participou dos 3.000 metros de Marcha atlética, ficando com as 13° classificação, prova em crescimento em Macaé e destaque do país no Campeonato Mundial de Atletismo, que está sendo realizado em Tóquio, com a terceira medalha do Atletismo brasileiro, com o atleta Caio Bonfim, de Sobradinho (DF), medalhista de Prata em Paris 2024.
A delegação do Rio contou com a presença da Professora Amanda Alves Corrêa e apoio do treinador Hiller Franco Entringer. "Fiquei muito feliz e satisfeito com o desempenho dos nossos alunos/atletas nos Jogos da Juventude. Isso mostra que Macaé evolui cada vez mais e, em breve, teremos representante no atletismo dos Jogos Olímpicos. Além disso, experiências como essa transformam a vida deles, com certeza serão cidadãos dignos. A equipe macaense agora se prepara para mais eventos importantes pelo país e pelo continente americano”, explica Hiller.