Jovens talentos de Macaé soltaram a voz na manhã desta terça-feira (31), na abertura do VI Festival Estudantil de Música. A etapa classificatória foi realizada Centro Cultural Rinha das Artes, no Centro de Macaé, com 46 participantes de 10 diferentes escolas da rede pública municipal de ensino. A programação faz parte do calendário etivo e é uma das mais aguardadas no ano. A final será no dia 28 de junho, no Teatro do Sindipetro-NF, às 13h.
Se apresentaram alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio, seguintes categorias: música inédita, melhor intérprete e coral / banda. O júri foi composto por Ennes Neto (músico), Sheila Juvêncio (diretora da Escola de Arte Maria José Guedes - EMART), Douglas Marimba (músico), Felipe Santos (licenciado em música) e Felipe Macedo (ator e produtor cultural).
Em relação à música inédita foram analisados critérios como melhor composição (com destaque para originalidade), arranjo e letra. Já para melhor intérprete os quesitos foram domínio técnico, musicalidade, afinação e presença de palco. E na categoria melhor coral / banda: harmonia, domínio técnico, musicalidade, afinação, presença de palco.
A organização do Festival é da equipe da Coordenação de Cultura da Superintendência de Educação Integrada da Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica. Compõem a comissão organizadora os servidores Ivana Drumond, Maria Rosa Gil, Fátima Jorge, Eduardo Bruno Soares e Luis Carlos Pereira. Foram disponibilizados equipamentos como sonorização para voz (microfones com fio e pedestal), cubo de guitarra/violão e contrabaixo. Também foram permitidos usos de playback e backing vocal.
Incentivo à arte
O Festival tem como propostas utilizar a música como meio e criar espaço e estímulo para a expressão de talentos na área da criação artística; incentivar e despertar na comunidade escolar o gosto pela música em suas mais variadas formas; conhecer e divulgar os diferentes talentos existentes nas escolas do município; além de promover o intercâmbio e a integração entre os estudantes da rede municipal.
As escolas participantes foram CM Raul Veiga, CM Generino Teotônio de Luna, EM Olga Benário, CM Samuel Brust, CM Maria Isabel Damasceno, CM Maria Letícia Santos Carvalho, EEM Polivalente Anísio Teixeira, CIEP 058 Oscar Cordeiro, CM Claudio Moacy e CIEP Leonel Brizola.
A Secretária Municipal de Educação, Leandra Lopes, e o Secretário Municipal de Cultura, Leandro Mussi, assistiram às apresentações.
Relação dos classificados para a final:
Melhor Intérprete
- Yuri da Paixão e Clara Pires (CM Maria Isabel Damasceno)
- Talita de Oliveira (CM Maria Letícia Santos Carvalho)
- Debora Ellen (CM Maria Letícia Santos Carvalho)
- Heloisa Santos (CM Maria Letícia Santos Carvalho)
- Luihany Paixão (CM Generino Teotônio de Luna)
- Laís Eduarda Santos (CM Generino Teotônio de Luna)
- Erick Braitz (CM Generino Teotônio de Luna)
- Giovana Santos (CM Generino Teotônio de Luna)
- Taylan Lima (CM Generino Teotônio de Luna)
- Bianca Oliveira (EM Olga Benário)
- Bruna Giovana (EM Olga Benário)
- Maria Fernanda Bernardo (EM Olga Benário)
- Letícia de Oliveira (EM Olga Benário)
- Jhenypher Mendonça (CIEP Leonel Brizola)
- Ícaro (CM Raul Veiga)
Música Inédita
- Ana Vitória Neves da Silva Moutinho (CM Raul Veiga)
- Ana Julia Nunes Silva Carvalho (CM Raul Veiga)
- Erick Braite Teixeira (CM Generino Teotônio de Luna)
- Letícia Vitória Rocha (CM Generino Teotônio de Luna)
Coral / Banda
- Coral Generino (CM Generino Teotônio de Luna)