logo

Lagoa de Imboassica ganha base operacional

31/10/2010 15:51:35 - Jornalista: Tamara Lima - estagiária

Foto: Divulgação

Base Operacional que vai ajudar a monitorar a Lagoa de Imboassica

A Lagoa de Imboassica, um dos principais cartões postais de Macaé, agora conta com uma base operacional exclusiva. Fruto de uma parceria da prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, com empresas privadas, a base tem como principal objetivo fazer o monitoramento constante da Lagoa, visando a sua despoluição. A inauguração da base operacional, que vai funcionar na Eco Praça do Mirante da Lagoa, foi realizada na última sexta-feira (29).

- Uma das nossas metas no que se refere à questão ambiental é a recuperação total da Lagoa de Imboassica. Já começamos este processo com a instalação de redes coletoras e a construção de estações de tratamento de esgoto. A base de monitoramento é mais um instrumento que vai ajudar a prefeitura a ajudar a melhorar a qualidade da água da Lagoa, disse o prefeito Riverton Mussi.

O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, lembrou que a base será mantida em parceria com as empresas Schlumberger e Brexton do Brasil. Inicialmente, o monitoramento será feito toda semana, analisando a qualidade da água e apontando soluções para os problemas encontrados.

A responsável pela base operacional da lagoa, Jackeline Campelo, disse que a empresa Bextro Brasil Comércio de serviços e produtos radiológicos fez a doação do equipamento para monitorar parâmetros. O objetivo é criar uma relação harmônica entre a lagoa e a comunidade. “Precisamos que outras empresas desenvolvam parcerias para contribuir com o meio ambiente” declarou.

O gerente de Marketing da Schlumberger, Marcelo Ribeiro, ressaltou que a participação das empresas é muito importante para a preservação do meio ambiente.

- Já possuímos outras ações com a Secretaria de Meio Ambiente. Agora, estamos colaborando com o aluguel de um bote para o serviço da base operacional da Lagoa, com o monitoramento da fauna e da flora, pelo período de um ano, disse, completando que a empresa irá colocar os 1200 funcionários da Base de Macaé numa interação para que colaborem com o meio ambiente local.

O presidente da Associação de Moradores, Sérgio Neves, disse que é muito importante o monitoramente da lagoa de Imboassica. “A inauguração desta base é um marco para o nosso bairro”, ressaltou, lembrando também as obras de saneamento que a prefeitura fez no bairros no entorno da Lagoa.