logo

Lagomar continua beneficiado com obras da prefeitura

27/08/2013 16:11:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: João Barreto

Administração municipal está concluindo as obras de urbanização do bairro

A prefeitura continua realizando as obras de urbanização do Lagomar. As intervenções no bairro, um dos que mais cresce do município, estão em sua terceira fase e a localidade recebe redes de escoamento de esgoto e de águas pluviais, calçamento de travessas, construção de calçadas e instalação de meios-fios em todas as ruas.

As ações no Lagomar estão beneficiando mais de 35 mil moradores e a prefeitura tem como objetivo concluir toda a urbanização do bairro até 2015. A responsabilidade das ações é da secretaria de Obras e Urbanismo. Entre as diversas travessas atendidas nesta semana estão a Travessa 3, que começa em frente ao número 58 na Rua W14, que já recebeu as redes de drenagem e está sendo pavimentada, e a Travessa 16, ligada à Rua W16, a uma quadra da praia, onde já foi concluída a rede de drenagem de águas pluviais e iniciada a rede de esgoto para então receber o calcetamento, os meios-fios e calçada.

O senhor José Antônio é um antigo morador do Lagomar e vem acompanhando as ações da prefeitura no bairro. De acordo com ele, morar no Lagomar hoje é “um luxo”, pois a localidade deixou de ser aquele lugar distante e ruim, para se tornar um local onde viver é “muito bom”. “Antigamente, moradores escondiam que moravam aqui. Hoje, não temos mais lama nas ruas, não precisamos mais andar dentro da lama, pois as ruas estão calçadas e o ônibus passa por toda localidade. Até as travessas estão recebendo obras. Estamos todos satisfeitos”, disse o morador.

Como grande parte da localidade já havia sido atendida com obras de urbanização, a prefeitura está atuando agora em todas as travessas para concluir a urbanização do Lagomar. Mais de 20 travessas já receberam instalação das redes de esgoto e águas pluviais, calçamento e meios-fios. Outra ação da prefeitura é a construção de calçadas nas ruas já pavimentadas. Essas ações vêm mudando o Lagomar, que a cada dia pode oferecer aos seus moradores melhor qualidade de vida.

O bairro já recebeu uma Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE do Lagomar, construída no Engenho da Praia e que está ainda em fase de teste. Onze elevatórias já concluídas compõem o esgotamento sanitário local.

Quem visita o Lagomar hoje constata o crescimento do bairro. Além dos muitos moradores, a localidade conta com um comércio que se destaca, além de muitos serviços prestados por profissionais liberais. Com área de 323 hectares (3.239 mil metros quadrados), conta com 54 quilômetros de ruas.

A localidade situa-se no extremo norte da cidade e a Rodovia Amaral Peixoto separa o Lagomar do bairro Engenho da Praia. Tem como limite do outro lado o Oceano Atlântico e entre suas características principais está o Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba, que conta com uma extensa área de amortecimento dentro do bairro. Pela sua extensa área, quando concluída, a rede de esgoto terá 55 mil metros e a de drenagem de águas pluviais totalizará 38 mil metros.

O Lagomar conta com várias escolas, como Escola Municipal Balneário Lagomar, de Ensino Fundamental, Ana Cristina e Maria Angélica Oliveira das Dores, de Educação Infantil. Conta com sede da associação de moradores e unidades de saúde, com Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Programa Saúde da Família.

A localidade conta ainda com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e capacidade de realizar de 200 a 300 atendimento/dia. Outra melhoria no bairro foi a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), na Rua W18, numa parceria entre a prefeitura, o governo federal e o Ministério da Saúde. Essa unidade foi entregue dentro da programação dos 200 anos de Macaé.