Foto: Juranir Badaró
Prefeitura busca dar suporte aos prédios públicos e garantir os serviços de segurança à população
A Prefeitura de Macaé implantou a Coordenadoria Regional Operacional da Guarda Municipal de Macaé, no Lagomar, o bairro que mais cresce no município, com aproximadamente 50 mil moradores. A base já está funcionando no local desde a última sexta-feira (11), na Clínica da Família, em prédio anexo à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA Lagomar). O objetivo do governo municipal é que a unidade esteja de prontidão dia e noite com prestação dos serviços de segurança pública.
A nova base funciona 24 horas recebendo sugestões e denúncias da população. Esse policiamento de proximidade é feito por guardas treinados para atuarem nas bases operacionais, cujo projeto começou a funcionar no último dia 7 e já são oito em operação no município. Como acontece em outros locais, a Base Operacional da Guarda atua em parceria com o Centro de Operações da Polícia Militar (Cobat), que funciona no 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), por meio da chamada 190, cujas viaturas e policiais são acionados de acordo com as demandas do serviço em cada base. Para o melhor desempenho dos serviços, a Ordem Pública atua integrada a vários outros órgãos municipais, como Ciência e Tecnologia, visando à defesa social de todos.
A prefeitura busca dar suporte aos prédios públicos e garantir os serviços de segurança à população. A base do Lagomar vai atender também moradores das imediações, como dos bairros Engenho da Praia e São José do Barreto, e também o Centro de Convenções e o Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. A ideia é reduzir custo e otimizar tempo.
As Bases Operacionais da Guarda funcionam nas seguintes áreas: Praça Washington Luiz, no Centro, Cavaleiros, Aeroporto, Imbetiba, Visconde de Araújo, Terminal Central e no distrito de Glicério, na região serrana do município. Os locais foram escolhidos de forma estratégica pela Ordem Pública de acordo com estudos das características econômicas e sociais de cada comunidade atendida.
No bairro Cavaleiros e Terminal Central, que contam com bases avançadas devido ao grande movimento diário de pessoas e veículos, o trabalho está sendo executado, por enquanto, com guarnições móveis da Guarda. A instalação de contêineres, que funcionarão como apoio fixo, deve ocorrer em aproximadamente 10 dias. A de Cavaleiros está ligada à Coordenadoria do Centro e a do Terminal, à do Visconde.