Foto: Ana Chaffin
Obras no bairro vão beneficiar aproximadamente 45 mil moradores e incluem redes de água e esgoto e uma nova escola.
Um dos bairros mais populosos da cidade, o Lagomar continua recebendo as obras da segunda etapa de urbanização, que incluem pavimentação, redes de drenagem e de esgoto e o abastecimento de água. O trabalho, que beneficiará aproximadamente 45 mil moradores, faz parte do programa Planejando Macaé e inclui também a Estação de Tratamento e Esgoto (ETE), que está em fase de testes, e a construção de uma escola de ensino fundamental.
O secretário de Obras, Tadeu Campos,lembra que a prefeitura está investindo cerca de R$ 30 milhões nas obras. A urbanização do Lagomar, cuja primeira fase começou em 2006, vai atender à demanda de crescimento do bairro. A maioria das ruas está sendo pavimentada com paralelepípedos, o que ajuda na drenagem das águas pluviais. Somente os locais onde circulam ônibus e carretas vão serão pavimentados com asfalto.
Em parceria com o Governo do Estado, o bairro também vai receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está praticamente pronta. A Prefeitura vai também está construindo na localidade uma escola de ensino fundamental, com 12 salas, na rua W5. A unidade contará com quadra poliesportiva e no terreno ao lado será construída uma unidade de Educação Infantil.
As obras no bairro começaram em 2006. A prefeitura investiu R$ 29 milhões na primeira fase do projeto. A prefeitura também investiu na construção da ETE e da rede de drenagem, que vai levar o esgoto recolhido no bairro até as seis elevatórias que o município construiu para a ETE, localizada no Engenho da Praia, do outro lado da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106).