A Prefeitura de Macaé e a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) convidam para o lançamento da Exposição Brasileira do Criador, nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, às 16h, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. O local receberá o evento de 16 a 21 de março e reunirá cerca de 500 animais.
A raça Mangalarga Marchador se prepara para a Exposição Brasileira do Criador 2026, que será realizada na cidade de Macaé, estado do Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 21 de março, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, que deve receber cerca de 500 exemplares da raça.
Com infraestrutura e programação para toda a família, a Exposição contará com ampla área para o público, com rica gastronomia e comércio especialmente voltado para o setor.
A Exposição Brasileira do Criador é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), em parceria com a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Macaé (ACCMMM) e com a Prefeitura de Macaé.
Julgamentos
Além dos julgamentos de Marcha (Batida e Picada) e Morfologia de animais vindos de diferentes regiões do Brasil acontecerão também as Provas Sociais, que têm participação dos associados e seus dependentes.
Primeira grande competição de realização da ABCCMM no ano, a Exposição do Criador tem como principal característica a valorização do trabalho de seleção de cada criador. Os animais participantes são, obrigatoriamente, criação própria de seus expositores, o que torna cada julgamento uma importante ferramenta para a avaliação do estágio técnico de cada haras.
O Mangalarga Marchador no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é o segundo estado brasileiro com maior número de animais Mangalarga Marchador registrados, um plantel de 116.229 cabeças.
O estado fluminense também se destaca pelo número de associados à ABCCMM, ocupando a quarta posição nacional, com 2.434 sócios ativos. Atualmente, conta com cinco Núcleos Regionais em atividade, entre eles, a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Macaé, anfitriã da Exposição Brasileira do Criador 2026.
A força econômica da raça no Brasil
O plantel do Mangalarga Marchador no Brasil é composto por 890 mil animais registrados. Hoje, a ABCCMM, entidade credenciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para fazer o registro genealógico dos animais da raça no Brasil, conta com 26.500 associados, presentes em todas as regiões do país.
Dados preliminares do Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo, conduzido pelo professor Roberto Arruda da ESALQ/USP e que ainda está em andamento apontam movimentação financeira anual em torno de R$ 38 bilhões para o setor da Equideocultura, sendo 31% desse valor referente ao Mangalarga Marchador: cerca de 11,7 bilhões.
SERVIÇO
Evento: Exposição Brasileira do Criador
Data: 16 a 21 de março de 2026
Local: Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha – Macaé (RJ)
Realização: ABCCMM e ACCMMM
Apoio: Prefeitura Municipal de Macaé
Informações: abccmm.org,br /@abccmmoficial