
O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de março, e reunirá representantes da indústria de óleo, gás e energia
O lançamento do Macaé Energy 2026 será realizado no próximo dia 28 (quarta-feira) ao final da programação do evento "Bacia de Campos 2026 - 2030: Perspectivas e Oportunidades para a Unidade da Bacia de Campos", promovido pela Rede Petro-BC e o Sebrae, a partir das 8h30, no Royal Palace Macaé, localizado na Avenida Atlântica, 1642, Cavaleiros. Durante o encontro, haverá palestra do gerente de SMS da BC da Petrobras, Felipe José de Loire Barreira. A Firjan, por meio da área de Petróleo e Gás, também irá trazer a visão da indústria e das empresas fluminenses com o cenário das transformações do mercado energético.
O Macaé Energy é organizado pela Firjan, com apoio da Prefeitura de Macaé e Rede Petro-BC. O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de março, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, e reunirá representantes da indústria de óleo, gás e energia para debater tendências, oportunidades de negócios, inovação e geração de empregos.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, ressalta que o Macaé Energy 2026 desponta como um dos mais relevantes encontros do setor energético em âmbito nacional. Segundo ele, a feira contará com uma programação que irá aproximar empresas, especialistas e profissionais da área, fomentando o diálogo, a troca de experiências e a geração de novas oportunidades de negócios.
A previsão é que o evento receba cerca de 15 mil visitantes, consolidando-se como um dos principais encontros do segmento no país. A programação técnica contará com aproximadamente 30 horas de conteúdo, distribuídas entre sete painéis temáticos e cinco palestras, reunindo especialistas, lideranças e profissionais para debater inovação, sustentabilidade, transição energética, regulação e oportunidades de negócios no setor energético.
A feira e exposição Macaé Energy ocupará uma área de 10 mil metros quadrados, com a participação estimada de cerca de 50 expositores e fornecedores. Já estão confirmadas importantes empresas e instituições do setor, como Rede Petro-BC, Equinor, Transforma, Tess Brazil, Armazém Offshore, Viferro, Tecnogera, Atlas Copco, Hidropartes e SLB, fortalecendo o ambiente de networking, inovação e geração de negócios.
O evento contará, até o momento, com a participação oficial da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), reforçando o diálogo entre o setor produtivo e os órgãos reguladores. Na conexão entre empresas e profissionais, a rede de oportunidades tem como meta para 2026 a realização de 400 reuniões agendadas, ampliando significativamente as possibilidades de parcerias comerciais e institucionais.
Em relação ao crescimento do evento, a edição 2026 projeta a ocupação de 100% da área de exposição. Já o congresso, que reuniu cerca de 2 mil participantes em 2025, tem como meta alcançar 4 mil congressistas este ano, representando um crescimento de 100% nesse eixo.
Programação:
8h30 - Recepção e Credenciamento;
9h - Abertura com Sebrae e Rede Petro-BC;
9h25 - Apresentação da Firjan com a gerente geral de Petróleo, Gás, Energias e Naval, Karine Fragoso;
9h45 - Apresentação da Petrobras "Bacia de Campos 2026 - 2030: Perspectivas e Oportunidades para a Unidade da Bacia de Campos", com o gerente de SMS da BC, Felipe José de Loire Barreira;
10h15 - Perguntas e Respostas;
10h30 - Lançamento Macaé Energy 2026;
10h50 - Encerramento e Coffee Break (Networking);
12h - Encerramento.