Foto: Juranir Badaró
O gesto pode evitar em até 40% a ocorrência de infecções
Nesta terça-feira (5) é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a data para enfatizar a importância da higienização das mãos na prevenção e redução das infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários nos serviços de saúde. Em Macaé, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) vem realizando ações de fiscalização e educação sanitária nos estabelecimentos de saúde e associados, sobre a “Importância da Higienização das Mãos nos Serviços de Saúde”.
A higienização das mãos é considerada o procedimento mais importante e barato no controle de infecções nos serviços de saúde. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as ações de comemoração ao Dia Mundial de Higienização das mãos no Brasil estão relacionadas ao Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente, “Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura” e à campanha mundial da OMS “Salve Vidas: Higienize as Mãos”.
A data escolhida para a comemoração do Dia Mundial de Higienização das Mãos associa o quinto dia do quinto mês aos cinco momentos da higiene das mãos que são: 1) antes do contato com o paciente; 2) antes da realização de procedimento asséptico; 3) após risco de exposição a fluídos corporais; 4) após contato com o paciente 5) após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.
A Amvisa informa que as atividades da Diretoria de Saúde têm por objetivo oferecer assessoria para a rede de saúde pública e privada, com orientações e treinamentos, a fim de evitar a disseminação de infecções nas unidades de saúde. Lúcia Gama, diretora da Saúde, enfatiza a responsabilidade de cada indivíduo e, principalmente, do profissional de saúde em higienizar as mãos no pré e pós-atendimento. “No ambiente de assistência à saúde, é travada uma eterna luta contra os riscos de infecções, daí a importância da adoção desses cuidados básicos e fundamentais”, ressalta.
Lavar as mãos ajuda a prevenir doenças
A higienização das mãos é o quinto passo do Programa Nacional de Segurança do Paciente, criado pelo Ministério da Saúde para promover a segurança do paciente e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, tornando o ambiente hospitalar e as práticas do hospital mais segura. O hábito também pode ser um aliado importante na prevenção de doenças.
As dez doenças mais comuns por falta de higiene correta são: infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele. Elas podem ser evitadas com a higienização das mãos, frequentemente. Segundo a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.
Utilizar o álcool em gel é eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias. “Porém, a total higienização e prevenção de doenças serão garantidas se combinada à lavagem das mãos com água e sabão, promovendo a remoção mecânica de parasitas”, reforça Lúcia.