logo

Letramento Racial é tema de encontro no Paço Municipal

29/03/2025 13:17:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

O encontro foi realizado nesta sexta (28), no Paço Municipal

Levar conhecimentos e reflexões quanto aos posicionamentos teóricos e práticos referentes à prática antirracista. Com essa finalidade, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial iniciou nesta sexta-feira (28), no Paço Municipal da Prefeitura de Macaé, encontros voltados para a temática de Letramento Racial com fundamentos para serem replicados junto à população.

As próximas ações direcionadas são voltadas para estudantes, empresas de Macaé e servidores públicos municipais. Para os alunos serão oferecidas rodas de conversa com destaque para temas, como superação do preconceito, da discriminação e das desigualdades raciais. A participação das escolas é através do agendamento das atividades.

Já as empresas interessadas também poderão agendar encontros voltados para abordagem e letramento racial. Outra proposta será a realização de um curso amplo de Letramento Racial. A formação, que está prevista na Lei Ordinária nº 5.269/2024 tem o objetivo de promover o conhecimento sobre a história e cultura afro-brasileira, bem como a prevenção do racismo no âmbito da gestão pública.

Segundo a Secretária de Igualdade Racial, Ingrid Aprígio, outras propostas são a elaboração de um censo com foco no mapeamento de descendentes da população indígena, que vive em Macaé e também um plano específico voltado para doenças da população negra.

A abertura da programação desta sexta-feira (28) contou com a Secretária da pasta, Ingrid Aprígio, a secretária adjunta, Sheila Juvêncio e a coordenadora técnica de Ações Antirracistas, Yaisa Santos, que ministrou a temática.

Participaram da programação integrantes da pasta, que atuam junto ao público externo.

“A educação abre portas, e nesta sexta-feira (28), a intenção foi reforçar o conhecimento dos nossos profissionais, com aquele que é da casa e trabalha com o público para que se tenha melhor acolhimento e atendimento. O objetivo é realmente tratar de política antirracista, e o foco do trabalho será o negro, o indígena e os povos tradicionais (praticantes de religiões de matrizes africanas)”, elencou a secretária.

Durante o encontro, a coordenadora técnica de Ações Antirracistas, Yaisa Santos interagiu com os participantes e destacou temáticas relevantes como, identificação de raça, racismo estrutural, crime do racismo- inafiançável e imprescritível previsto na Lei 7.716/1989, também conhecida como Lei do Racismo; história, reflexões sobre igualdade, além de comportamentos racistas e discriminatórios (cor, etnia, religião, idade, deficiência ou gênero).

“Temos que tratar de políticas públicas voltadas para a população negra, direitos civis, cultura afro-brasileira e estratégias eficazes para combater o racismo, criando um espaço de diálogo e troca de experiências”, salientou.

Já a secretária adjunta, Sheila Juvêncio, apontou que a pasta tem outras propostas. “Criar um selo antirracista voltado para empresas e firmas de Macaé. Realizar encontro de Letramento Racial voltado para nossos profissionais é o primeiro passo deste ano para contribuir com as políticas públicas; Escolas, empresas e servidores serão este ano envolvidos em ações e projetos que visam o combate ao racismo”, pontuou.

Disque Racismo- O Disque Racismo, canal exclusivo para acolher denúncias, está com novo número. O contato acontece pelo telefone: (22) 99104-7284, disponível para atendimento de segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 20h. O serviço gratuito e de prestação imediata é uma ferramenta de acolhimento para vítimas de racismo, injúria racial e intolerância religiosa. Também através do telefone são recebidas orientações e registradas denúncias de violações na esfera racial. O canal possibilita o envio de imagens e áudios para compor a denúncia.

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial funciona na Avenida Presidente Feliciano Sodré nº 466, 1º andar. O contato é através dos telefones 22-2765-8700, ramal 248, ou (22) 99104-7284. Já o email é: seppirmacae@gmail.com.


Fotos Relacionadas