Levantamento sobre a dengue começa na próxima segunda-feira

07/03/2012 14:25:39 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia na próxima segunda-feira (12) o primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa). O resultado do levantamento será determinante para nortear ações estratégicas para os trabalhos em campo, além da assistência a ser prestada à população durante todo o ano.

De acordo com o diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos, o LIRAa é uma pesquisa de verificação domiciliar por amostragem que revela o índice de infestação da larva do mosquito Aedes aegypti. “Ele ajuda os municípios a acompanharem de forma rápida e atualizada a situação da infestação e é um instrumento que auxilia na rápida tomada de decisões dos gestores para o controle da doença”, explica, lembrando que no último levantamento realizado em outubro de 2012 o índice de infestação foi de 0,7%, condição considerada satisfatória pelo Ministério da Saúde.

Estrategicamente, a cidade está dividida em 12 estratos, cada um deles composto por um conjunto de bairros. O sorteio das localidades é realizado por um programa eletrônico. “Durante a inspeção, se algum foco do mosquito da dengue for encontrado, de imediato é feita a sua eliminação”, conta.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, acrescenta que o LIRAa funciona como um alerta para os municípios. Ele aponta para um potencial de epidemia, se nada for feito para impedir. “A primeira providência dos municípios e dos estados, com base nesses números, é intensificar as ações de controle nos pontos críticos, utilizando os indicadores como referência, principalmente, os depósitos predominantes”, disse.

Ele ressalta que também é fundamental a mobilização da sociedade civil, pois 85% dos focos de dengue estão dentro da casa das pessoas. O secretário destacou ainda que os agentes de endemias já estão atuando em vários bairros reforçando as ações de combate à dengue e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.