Foto: Divulgação
A autorização foi aprovada por unanimidade durante uma reunião em Araruama
A prefeitura de Macaé, através da secretaria de Ambiente, foi autorizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e pela secretaria Estadual do Ambiente e fazer o licenciamento das obras de revitalização das praias de Imbetiba e Cavaleiros. A autorização foi aprovada por unanimidade durante uma reunião em Araruama, na última semana, entre autoridades de diversos órgãos ambientais.
De acordo com o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, a atitude demonstra o reconhecimento pelo trabalho realizado no município. - Nossa equipe técnica é composta por profissionais especializados na área, como engenheiros ambientais, civis, agrônomos, sanitaristas e biólogos. Com certeza, o estado está avaliando o nosso trabalho de forma positiva, ressaltou. Além do secretário, estiveram presentes na reunião a coordenadora de licenciamento da secretaria municipal, Jussara Aguiar, a presidente do INEA, Marilene Ramos, a vice-presidente do INEA, Denise Rambaldi e o secretário Executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), Luiz Firmino.
No caso da obra de Imbetiba, o licenciamento da parte terrestre, onde atualmente é o calçadão, ficou por conta da prefeitura, mas a ciclovia, que pegará uma pequena faixa de areia, e o deck no mar ficariam para o INEA licenciar, já que os empreendimentos na praia são de responsabilidade do órgão. - Os responsáveis viram o projeto, gostaram,
e nos autorizaram a fazer todo o licenciamento - explicou Maxwell.
A coordenadora de licenciamento da secretaria, Jussara Aguiar, completou dizendo que a licença da Imbetiba foi entregue na última semana, um dia após a reunião. Já com relação à recuperação da Praia dos Cavaleiros, o processo de licenciamento está aguardando a secretaria de Obras entregar o projeto, para em seguida fazer o
estudo ambiental.
De acordo com a coordenadora, durante a reunião, os representantes do INEA disseram que “se for um projeto de melhoria, onde é feito um estudo ambiental e os pontos positivos superam os negativos, é viável fazer a intervenção”, finalizou.