Liecam destaca eficiência nas ações de trânsito e transporte no Carnaval

Feb 17, 2010 5:13:16 PM - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Cidade teve campanha educativa na RJ-106

Macaé encerra o Carnaval com nota 10 no quesito Mobilidade Urbana. As estratégias de trânsito, transporte e educação no trânsito, montadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana para o período garantiram ao cidadão tranqüilidade nos dias de folia, que não registraram retenções no trânsito nem problemas no Sistema Integrado de Transporte. O presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), José Carlos Antonio, Dica, afirma que o município há muito não registra tanta eficiência no atendimento.

- Macaé teve uma linda festa de Carnaval este ano com os desfiles na Cidade do Samba e a Secretaria de Mobilidade Urbana colaborou imensamente para que o espetáculo fosse visto pelos foliões. Os esquemas de transporte e trânsito montados pelo governo garantiram tranqüilidade para todos que se dirigiram à Linha Verde -, destacou Dica, salientando que o secretário Jorjão Siqueira e equipe sentaram com a Liecam antes do Carnaval para acertar os detalhes do esquema que atenderia a festa de Momo em Macaé.

Segundo Dica a parceria Liecam e Secretaria de Mobilidade Urbana foi um sucesso. “É disso que Macaé precisa, de boas parcerias. Pudemos trabalhar com tranqüilidade pois tivemos o apoio da Mobilidade Urbana, o que fez toda a diferença”, disse ele.

O trânsito por toda a cidade registrou bom fluxo. Segundo o subsecretário de trânsito, Paulo Seady, o fato da programação, a exemplo do Réveillon, ter ocorrido em várias localidades, favoreceu para a não ocorrência de concentrações populares.

- O Carnaval no município foi, de uma maneira geral, bastante tranqüilo. Os condutores não encontraram congestionamentos e os locais onde houve programação carnavalesca tiveram acesso e circulação sem problemas.

O Sistema Integrado de Transporte (SIT-Macaé) funcionou com reforços. Carros extras foram colocados para atender aos locais com programação carnavalesca, sem registro de reclamações. O subsecretário de Transporte, Jorge de Jesus, acompanhou toda a operação mantendo contato com as concessionárias para ajuste permanente do funcionamento do SIT e afirma que a operação de transporte deste Carnaval foi um sucesso.
A subsecretaria de Educação no Trânsito marcou o Carnaval com uma ação na Rodovia Amaral Peixoto.

Sexta-feira, sábado e domingo quem passou pela via, na altura da cabine da Polícia Militar, presenciou simulação de acidente de trânsito envolvendo pessoas alcoolizadas e voltando de baile carnavalesco. O toque foi a presença do personagem “Morte” chamando os condutores à realidade de que bebida e direção não combinam.

O subsecretário de Educação no Trânsito, George Maurício, destacou a esquete teatral como excelente oportunidade de levar à população uma campanha educativa que, certamente, mudou a vida de muitas pessoas, tocadas pela razão e bom senso para não fazerem a combinação que poderia gerar acidente.

- Apresentamos uma cena que poderia ter sido uma fatalidade real e teve por meta alertar a população que segurança no trânsito é essencial para longevidade. Alcançamos com nossa ação educativa não só macaenses, mas pessoas de outros lugares que por ali passaram e pararam para cumprimentar a iniciativa do Governo Municipal de zelar pela vida e bem estar do cidadão.

O subsecretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, declarou ter ficado satisfeito com o resultado da Operação Carnaval da Mobilidade Urbana e voltou a destacar que parcerias serão sempre uma prática para a viabilização de ações eficientes.

- Acreditamos em parceria e esta vem sendo uma prática nossa, sempre com registro de êxito, finalizou.