logo

Literarte 2022 envolve a comunidade escolar

31/05/2022 16:09:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Moisés Bruno

Biografia do poeta Bráulio Bessa e a literatura de cordel foram temáticas abordadas

Com a temática “Cuidar do ambiente é cuidar da gente, o amanhã depende de nós”, alunos e professores das escolas municipais desenvolveram diversas atividades voltadas para a Literarte 2022. A programação, realizada no decorrer deste mês de maio, movimentou os espaços escolares com a apresentação de trabalhos produzidos pelos estudantes de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Este ano a proposta é incentivar cada vez mais o gosto pela leitura.

A Literarte faz parte do calendário da rede municipal e contou com apresentações como dança, teatro e performances, exposições de artes plásticas e produção literária, além de trabalhos artísticos e gêneros textuais produzidos pelos alunos nas salas de aula.

A mostra é reconhecida por destacar a tradução de múltiplas linguagens, ou seja, a apresentação de uma atividade mais significativa que ocorreu no espaço escolar, abordando as aprendizagens vivenciadas e seus desdobramentos, de acordo com a temática sugerida.

Entre as unidades participantes está a Escola Municipal Paulo Freire, no Lagomar, que teve como um dos destaques o poeta Bráulio Bessa. Foram realizados recitais de poesia, contação de história, apresentações musicais e exposição de trabalhos com enfoque para literatura de cordel, além da vida e obra sobre o autor. Os detalhes da apresentação foram apresentados no jornal da escola.

Programação agrada


A programação foi elogiada pela comunidade escolar. A aluna do quarto ano, da Paulo Freire, Raquel Martins, de 9 anos, contou que gostou muito de saber da história de vida do poeta Braúlio Bessa. "Mesmo morando no interior, num lugar de seca e estudando em escola pública, conseguiu alcançar o seu desejo através da educação e do seu esforço. O meu sonho é ser veterinária, e vejo que minha vida é bem parecida com a dele. Agora sei que posso me esforçar e também conquistar o meu espaço", revelou.

Já a diretora geral da Escola Municipal Paulo Freire, Simone Viana de Carvalho, ressaltou a importância do evento e a participação dos alunos. "Iremos trabalhar esse tema durante todo ano, com três eixos: meio ambiente, cuidado e prevenção contra a dengue, através de abordagens pedagógicas e ações que envolvam a população", disse.

A professora da pequena Raquel, Simone Campos, contou que o trabalho desenvolvido com os alunos foi muito rico e de troca, pois falou sobre um poeta que tem uma história bem próxima da realidade das crianças. "Através deste trabalho desenvolvemos o gosto das crianças pela poesia e, desta forma, estamos conciliando a literatura com conteúdos como gênero textual, caricatura e biografia", reforçou.

Outra professora é Iacy Barbosa, que trabalhou a biografia do poeta e a literatura de cordel junto ao primeiro ano. "A partir de todo estudo e pesquisa sobre o Bráulio Bessa, foi produzido em conjunto um acróstico, com o nome do poeta, além de desenhos e estandartes. Transformamos todo esse conhecimento em arte", contou.


Fotos Relacionadas