Live aborda o peso da sobrecarga materna

11/05/2022 10:12:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Reprodução Internet

Transmissão feita pelo Instagram segue disponível para acesso

O Dia das Mães, comemorado no último domingo (8), foi a inspiração para a live ‘‘Sobrecarga materna x rede de apoio’’, conduzida pela secretária de Política para as Mulheres, Jane Roriz, em parceria com a secretária de Educação, Leandra Lopes, nesta segunda-feira (9). A transmissão foi através do perfil oficial da Secretaria de Políticas para as Mulheres na rede social Instagram e segue disponível para acesso.

Jane Roriz começou lembrando a importância da pasta na missão de dar voz e alcançar cada vez mais mulheres. ‘‘O prefeito Welberth Rezende, com o olhar muito sensível a essa causa, nos trouxe a possibilidade de termos a Secretaria, um avanço de tamanha importância para o nosso município. É uma grande missão chegar até esse público’’, avalia.

Construída historicamente como um destino biológico da mulher, a maternidade foi o ponto de partida para as reflexões. A romantização do maternar, a dificuldade de conciliar diversos papéis e a falta de tempo para o autocuidado também foram abordados.

Para Leandra Lopes, esses momentos de reflexão são importantes por possibilitarem a troca de informações sobre esse universo do que é ser mulher. Ela destaca que 80 % da pasta da Educação é composta pelo público feminino, a maioria mães. ‘‘Essa realidade é muito latente para a gente que vive a maternidade, porque você encara o seu trabalho também com outro olhar’’, considera.

‘‘Essa sobrecarga materna, o acúmulo de funções, a exaustão profissional, o excesso de preocupações do dia a dia que a gente tem, de acordar durante a noite e pegar um bloquinho para não esquecer, são indicativos também de sobrecarga materna que merecem toda nossa atenção por serem causadores de problemas como ansiedade, depressão, mudanças repentinas de humor e que geram na mãe um sentimento de culpa e insuficiência’’, ressalta a secretária de Políticas para as Mulheres.

‘‘Muitas mães acabam deixando o trabalho por falta de uma rede apoio, por não terem com quem deixar os filhos. É um desejo do prefeito Welberth Rezende aumentar a carga horária do ensino em horário integral e atender também as crianças menores, justamente para contemplar essas mulheres. Estamos trabalhando muito para organizar a rede nesse momento de retorno das aulas presenciais’’, destaca a secretária de Educação.