Foto: Luiz Bispo
Parte das comemorações pelos 199 anos de emancipação político-administrativa de Macaé, comemorado no próximo domingo (29), o desfile cívico, este ano, será realizado na Avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia (Linha Vermelha). O horário oficial será ás 10h da manhã, mas a concentração está marcada para as 8h30, no Parque da Cidade. Diferente dos anos anteriores, o evento não acontecerá na Imbetiba, devido às obras de urbanização da orla da praia. O desfile faz parte da programação oficial de aniversário, que inclui ainda sessão solene da Câmara dos Vereadores.
Entre os participantes (alunos e professores dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental), e o público em geral, o evento deve reunir cerca de quatro mil pessoas. Como acontece em todos os anos, o desfile será aberto com a revista da tropa feita pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o comando do Forte Marechal Hermes.
- O município vai comemorar as conquistas de seus 199 anos, portanto, o envolvimento dos estudantes, pais e educadores é essencial. A programação será mais uma forma de enaltecer e valorizar o trabalho dos professores e festejar a trajetória do município, destacou a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Cláudia Márcia Alves.
A temática enfatizada pela Secretaria de Educação este ano será a “Democratização da Educação”. Na passagem dos professores e estudantes, serão apresentadas faixas alusivas que destacam a importância do educador. Além disso, a Secretaria de Educação levará os novos transportes utilizados pelos alunos, além da equipe de grafite do Cetep e de dança do Art Luz.
- Foram muitas as metas alcançadas pela Educação municipal, como a realização de concursos públicos, Fóruns Permanentes de Educação, o Plano de Cargos e Salários e muitas outras conquistas. Queremos reafirmar e apresentar ao público que a Educação é nossa maior riqueza, pontuou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
O desfile também contará com as corporações do Forte Marechal Hermes, do 9° Grupamento de Bombeiros Militar, da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, além da Marinha do Brasil (Capitania dos Portos). Secretarias, fundações, entidades e projetos ligados à Prefeitura, instituições que apóiam portadores de necessidades especiais e entidades da sociedade civil organizada também participam.