logo

Macaé 200 anos: Solar dos Mellos intensifica trabalhos

14/01/2013 17:52:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O museu da cidade de Macaé, Solar dos Mellos, está com os trabalhos em ritmo acelerado para promover a cultura do município, tendo em vista os 200 anos da antiga vila de Macahé, que se dará no próximo aniversário da cidade, dia 29 de julho.

Para começar os trabalhos, todos os monumentos de interesse histórico receberão tratamento de limpeza ou restauração, conforme a necessidade de cada um. Entre eles estão: o Relógio Solar da avenida Presidente Sodré, o busto de Luiz Reid, as homenagens a Braille (avenida Presidente Sodré) e Washington Luiz (na praça homônima), além do busto de Ivair Itagiba e o monumento à passagem do cientista inglês Charles Darwin, por Macaé.

Outra questão em pauta é a organização jurídica do museu, que tem uma lei específica, mas falta o regimento em fase de elaboração com a assessoria do diretor do Arquivo Público de Campos, Carlos Freitas. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Fundação Macaé de Cultura.

A preservação histórica e cultural de Macaé é uma das diretrizes do Solar dos Mellos, para isso, o museu desenvolve um trabalho pautado no cuidado com documentação, memória e registro. Tudo isso em sinergia com a esfera da educação patrimonial, contribuindo assim para a ênfase em aspectos da cidadania, uma vez que o cidadão é reconhecido como fruto de um processo cultural por herança e tradição de valores.