Macaé adere à campanha internacional contra o câncer

11/10/2012 15:29:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Maurício Porão

prédio da subsecretaria de Política para as Mulheres adere ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Macaé já está participando do movimento popular conhecido como “Outubro Rosa”, uma campanha internacional de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, doença que mata milhares de mulheres todos os anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A adesão do município acontece através da iluminação do prédio da subsecretaria de Política para as Mulheres, com luzes cor de rosa, alusivas ao evento, que podem ser vistas durante a noite e com um movimento de conscientização para a prevenção do câncer de mama.

Segundo a subsecretária de Política para as Mulheres, Rosaly Chaloub, nas próximas quintas-feiras (18 e 25), das 13 às 17h, haverá um stand da prefeitura em parceria com a Universidade Estácio de Sá, que disponibilizará uma equipe de estagiários supervisionados para prestar informações sobre o câncer de mama, no calçadão, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora. “Nosso objetivo é chamar a atenção das pessoas e alertar quanto à importância de se prevenir a doença, que mata milhares de mulheres anualmente, em todo o mundo, sendo também a causa mortis entre as brasileiras na atualidade, ressalta Rosaly.

A secretária de Desenvolvimento Social, a médica Vânia Deveza, que iniciou o movimento em Macaé militando nos movimentos de mulheres, e como gestora da pasta de Política para as Mulheres durante mais de cinco anos, esclarece que o nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e sua prevenção.

– Este ato simboliza o evento que surgiu no final do século XX, em 1990, em Nova York, EUA, com a distribuição de laços cor-de-rosa esclarecendo e alertando a população, empresas e organizações sobre a luta contra o câncer de mama, estimulando todos à prevenção. A celebração inclui o incentivo ao exame de mamografia, que, se realizado em tempo, pode antecipar o diagnóstico do câncer com chances reais de cura – explica Deveza.

De acordo com a médica, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor é a capacidade de resposta ao tratamento. “Temos que fazer sempre um trabalho educativo para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e tentar mudar a estimativa do Inca de que, anualmente, no país, surgem milhares de novos casos de câncer “, reforça a secretária.

Vânia conclamou as mulheres de Macaé para que tenham o cuidado de buscar sempre a prevenção, procurando fazer o exame de mamografia anualmente. “É preciso cuidar da sua saúde, prestar atenção ao seu corpo e, principalmente, ter acompanhamento médico. Se a mulher não tiver espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Por isso a prevenção deve ser colocada em primeiro plano”, observa.

Estatística – Dados do SISMAMA - Sistema de Informação do Câncer de Mama do SUS revelam que o câncer de mama é a neoplasia mais incidente na população feminina, com estimativa de 49 casos novos a cada 100 mil mulheres em 2010. Na Região Sudeste, esse é o tipo mais incidente (65/100 mil), seguida das regiões Sul (64/100 mil), Centro-Oeste (38/100 mil) e Nordeste (30/100 mil). O câncer de mama é também o primeiro em mortalidade por câncer em mulheres, com taxa bruta de 11,49 a cada 100 mil, em 2007.

Histórico do movimento – Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. Sua marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem todos os anos a cor da campanha. O exemplo disso é a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, várias cidades já ficaram rosadas durante este mês em nome da causa, colorindo prédios públicos, monumentos, estações de ônibus, parques e universidades. Entre os monumentos mais importantes que permanecerão iluminados em outubro estão o Cristo Redentor, no Rio, e o símbolo do Congresso Nacional, em Brasília.