logo

Macaé adere à campanha “10 minutos Contra a Dengue”

11/11/2011 15:36:56 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Ana Chaffin e Kaná Manhães

Prefeitura inicia movimento na próxima quarta-feira, dia 16, para evitar uma possível epidemia no verão

Na próxima quarta-feira (16) a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a campanha “10 Minutos contra a Dengue”. Será realizada uma grande mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti envolvendo vários setores da prefeitura e da sociedade civil organizada, até sexta-feira (18).

O alerta sobre os riscos de uma epidemia no próximo verão serão marcados por diversas ações de informação e conscientização. Na programação da semana está prevista uma caminhada. A concentração será na praça Washington Luiz, a partir das 8h30 de quarta-feira. O ato contará com a participação da Liga Independente das Escolas de Samba de Macaé (Liecam). A caminhada prossegue pela rua Teixeira de Gouveia e com ações educativas e de homeopatia no calçadão.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso ressalta que o objetivo é fazer com que a população dedique 10 minutos por semana no combate ao mosquito. A campanha pretende evitar que o município tenha uma epidemia da doença no próximo verão. “É importante que cada um faça a sua parte na luta contra a dengue”, disse.

Durante o evento, profissionais da saúde irão orientar a população sobre a melhor forma de evitar a dengue, que é eliminar os depósitos de acúmulo de água. Segundo a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, a meta da campanha tem como objetivo disseminar informações de combate a focos do mosquito da dengue entre a população e estimular ações para eliminar possíveis criadouros.

- Sabemos que 80% dos focos do mosquito estão dentro de suas próprias residências. O que nós estamos pedindo é que as pessoas realizem os 10 minutos contra a dengue uma vez por semana. Nesse tempo, a pessoa tem a capacidade de buscar o foco do mosquito dentro da sua própria casa, encontrá-lo e eliminá-lo. Se a gente exterminar o foco, não teremos mosquito picando uma pessoa que tem o vírus e transmitindo a outra que não tem. Temos que evitar a epidemia no verão do ano que vem – afirmou o secretário.

Além da caminhada, será montada uma tenda no calçadão da Avenida Rui Barbosa, onde os profissionais irão orientar a população sobre os riscos da dengue, a importância de se manter vigilante e eliminar os criadouros. Na ocasião, ainda será distribuído o medicamento homeopático contra a dengue. E nos dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira), a equipe atuará novamente no calçadão e no Terminal Central.

Estão participando da organização do evento, a Coordenação da Vigilância Epidemiologia, o Centro de Controle de Zoonoses, o Núcleo de Saúde Integrativa e Educação em Saúde e outros setores da prefeitura.

Macaé contra a Dengue
AUTORES: Breno, Fabiano, Bianca, Anita, Eliete, Ivone e Dalva

Lá vou eu, hoje a festa é na avenida
Ver Macaé sem Dengue, feliz eu
Tô de bem com a vida

Vem deixa o nosso samba te levar
Vem nessa pra gente lutar
Vamos chamar sua atenção
Entra nessa cidadão

Vem, vem pra ser feliz
É só cuidar do seu quintal
São apenas 10 minutos de limpeza

Na tela da TV. No meio desse povo
Campanha contra a dengue conscientiza o povo

Vamos juntos ver Macaé, contra a Dengue de novo.

Baseado na Música da Rede Globo de Televisão.


Fotos Relacionadas