Foto: Tiago Ferreira
O Macaé conseguiu vencer no tempo normal mas caiu nos pênaltis
Faltou pouco. Na base da raça e da superação, o Macaé Esporte derrotou o Madureira por 2 x 0 na tarde deste domingo (20), no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, devolvendo o placar do primeiro jogo da semifinal da Copa Rio. Porém, na disputa por pênaltis, o Tricolor Suburbano venceu por 5 x 3 e garantiu vaga na decisão. O outro finalista será o Friburguense, que voltou a derrotar o Bangu por 2 x 1, desta vez no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo.
Os jogos finais, que irão apontar um representante do Rio de Janeiro na Copa do Brasil e outro na Série D do Brasileiro do próximo ano, começam a ser disputados na próxima quarta-feira (23). A primeira partida será realizada no Estádio Aniceto Moscoso, em Conselheiro Galvão, e o confronto decisivo está marcado para sábado (26), na Região Serrana. Já o Macaé iniciará seu planejamento para o Campeonato Carioca, que começa no dia 21 de janeiro.
O jogo - Precisando reverter o placar de 2 x 0 a favor do Madureira no jogo de ida, o Macaé tomou a iniciativa no Moacyrzão. Porém, os jogadores demonstravam ansiedade e, com isso, erravam muitos passes. Já os visitantes tentaram aproveitar o momento de instabilidade alvianil. Aos 18, Elias cruzou da esquerda, Diego Neves dominou e bateu para a boa defesa de Henrique. O camisa um do Macaé voltou a aparecer bem aos 25, em finalização do Elias.
A partir daí, o Leão passou a dominar o jogo. Aos 27, André Gomes cobrou falta e Márcio fez a defesa no canto esquerdo. No minuto seguinte, o capitão alvianil entrou pela direita e bateu cruzado. O goleiro do Madureira apareceu bem novamente. Mas, aos 39, não teve jeito. Pipico sofreu falta na entrada da área e André Gomes cobrou com maestria para abrir o marcador. O Madureira só assustou aos 47. Paulo Vitor bateu escanteio e quase marcou olímpico.
Na etapa complementar, o Tricolor Suburbano tentou surpreender e, logo aos 3min, Elias teve grande oportunidade de cabeça. Precisando de mais um gol para levar a disputa da vaga para os pênaltis, o Macaé lançou-se ao ataque. Aos 22, o atacante Maciel entrou no lugar do meia Norton e, no minuto seguinte, ele já mandou a bola no travessão, completando de cabeça um cruzamento primoroso do lateral Bill, pela esquerda.
Logo depois, o Alvianil ficou ainda mais ofensivo. Saiu o volante Rincón e entrou o apoiador Gustavinho. A equipe seguiu pressionando e, aos 37min, o Macaé Esporte chegou ao segundo gol. Após cruzamento da direita, Gustavinho cabeceou, Márcio fez a defesa parcial e Charles Chad só teve o trabalho de completar para o fundo das redes. O time seguiu pressionando em busca do terceiro gol, mas o rival segurou o resultado.
Já na disputa por pênaltis, o Madureira foi mais eficiente e converteu todas as cinco cobranças, com o zagueiro Arthur Sanches, o meia Alex, o também zagueiro Zé Carlos, o lateral-esquerdo Carlinhos e o atacante Elias. Pelo Macaé, o meia André Gomes, o volante Gedeil e o lateral-direito Edson marcaram. O apoiador Gustavinho bateu a quarta penalidade no canto esquerdo do goleiro Márcio, que fez a defesa que garantiu o Madureira na decisão.
Macaé 2 (3) x 0 (5) Madureira
Macaé Esporte - Henrique; Edson, Ciro (Gustavo), Douglas Assis e Bill; Gedeil, Rincón (Gustavinho), André Gomes e Norton (Maciel); Pipico e Charles Chad.
Técnico - Toninho Andrade.
Madureira - Márcio; Wellington, Zé Carlos, Arthur Sanches e Paulo Vitor (Carlinhos); Gilson, Michel Santos, Rodrigo e Michel (Alex Silva); Elias e Diego Neves (Luiz Otávio).
Técnico - Luiz Cláudio.
Local - Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo
Árbitro - Pathrice Maia
Auxiliares - Luiz Felippe Scofield Guerra Costa e Michael Correia
Cartões Amarelos - Pipico (Macaé); Rodrigo e Diego (Madureira)