logo

Macaé apresenta projetos de saneamento no Ministério das Cidades

18/06/2013 15:46:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Rogério Peccioli

São três projetos contemplando o abastecimento de água na região serrana

A Prefeitura de Macaé apresentou projetos de abastecimento de água e rede de esgoto no Ministério das Cidades. Os projetos de abastecimento de água contemplam a região serrana de Macaé e estão pré-aprovados pelo Ministério.

Esses projetos foram elaborados pela Empresa Pública de Saneamento e Água (Esane) e a apresentação técnica aconteceu em audiência, na sede do Ministério das Cidades, em Brasília, no dia 7 de junho. Fazem parte de quatro cartas-consultas, sendo uma contemplando o abastecimento de água nas localidades do Sana, Frade, Glicério, Trapiche e Óleo, e três a construção da rede de esgoto nas localidades serranas.

De acordo com o presidente da Esane, Marcos Roberto Muffareg, os projetos de Macaé foram defendidos tecnicamente, sendo que os relacionados ao abastecimento de água estão em fase de finalização. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento 2 – PAC2 - do Ministério das Cidades\Governo Federal, no valor de R$ 12 milhões. A apresentação do município foi elogiada pelos técnicos do Ministério, pela qualidade técnica.

Após a apresentação, o presidente da Esane esteve em outras áreas do ministério, com o objetivo de conseguir a aprovação dos projetos de escoamento sanitário da região serrana. Todos os projetos buscam contemplar as localidades com o saneamento básico, visando qualidade de vida da população e dos visitantes e também a preservação dos mananciais da serra macaense. Entre os projetos apresentados nesta área está o do distrito de Glicério, cuja corredeira natural do Rio São Pedro é palco de diversas competições esportivas, como canoagem e outras.

O Sistema de Abastecimento de Água de Glicério, 4º Distrito, prevê implantação de sistema de abastecimento de água no distrito e nas localidades de Óleo e Trapiche, com captação superficial, adutora de água bruta com aproximadamente 1,8 mil metros, ETA (convencional compacta modular) de 72 m³/h (incluindo tratamento de lodo e macromedição), dois reservatórios de distribuição com capacidade de 100m³ e 200m³ respectivamente, 4.866 metros de adutora de água tratada, 13.412 metros de rede de distribuição de água e aproximadamente 1.255 ligações completas.

O manancial pretendido é o Rio São Pedro (Sub Bacia Hidrográfica do Rio São Pedro), na Bacia Hidrográfica principal do Rio Macaé, com captação superficial através de represa já existente (Ampla), localizada na Rodovia RJ – 162, Km 22 - Glicério/Macaé/RJ, com vazão de captação de 20 l/s. Essa represa utilizada, na década de 1970, pela Usina Hidrelétrica de Glicério, atualmente está sem uso, sendo a concessionária Ampla responsável por sua manutenção.

O segundo projeto prevê implantação de sistema de abastecimento de água no Frade, 5º Distrito, com captação superficial, adutora água bruta com aproximadamente 500 metros, ETA (convencional compacta modular) de 20 m³/h (incluindo tratamento de lodo e macromedição), um reservatório de distribuição com capacidade de 100m³, 1.260 metros de adutora de água tratada, 3.948 metros de rede de distribuição de água e aproximadamente 372 ligações completas.

O manancial pretendido é o Rio São Pedro (Sub Bacia Hidrográfica do Rio São Pedro), Bacia Hidrográfica principal do Rio Macaé, com captação superficial através de tomada d´água lateral sem represamento, com localização na Estrada Municipal MC 102, Km dois, Frade/Macaé/RJ, com vazão de captação de 5,5 l/s.

O terceiro projeto prevê implantação de sistema de abastecimento de água no Sana, 6º Distrito, com captação superficial, adutora água bruta com aproximadamente 60 metros, ETA (convencional compacta modular) de 20 m³/h (incluindo tratamento de lodo e macromedição), dois reservatórios de distribuição com capacidade de 200m³ e 50m³ respectivamente, 4.770 metros de rede de distribuição de água e aproximadamente 280 ligações completas.

O manancial pretendido é o Rio Sana (Sub Bacia Hidrográfica do Rio Sana), Bacia Hidrográfica principal do Rio Macaé, com captação superficial através de tomada d´água lateral sem represamento, com localização na Estrada Municipal MC 109, Km 08 Sana/Macaé/RJ e vazão de captação de 5,5 l/s.

O Protocolo apresentado no Ministério das Cidades foi cadastrado no dia 5 de março, processo número 1697.1.0504\2013, modalidade abastecimento de água, com investimentos de R$ 12.115.925,53.

O município já apresentou declaração de Uso de Recursos Hídricos, na Agência Nacional de Águas (ANA), sob o número 177.692, em 28 de maio de 2013.