Foto: Rui Porto Filho
Bons resultados obtidos no segmento foram apresentados no Rio de Janeiro
Representantes de Macaé participaram, nesta semana, do Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro (FPEI- RJ). O município foi representado por 14 profissionais da Educação Infantil que abordaram o tema "A Identidade do professor de Educação Infantil". Estiveram presentes representantes das secretarias de Educação de outras cidades do estado como Duque de Caxias, Resende e Nova Friburgo.
Durante o encontro, a coordenação Pedagógica da Superintendência de Educação Infantil apresentou dados como o perfil dos profissionais deste segmento, bem como o caderno de Orientação Práticas às Escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Macaé.
Segundo a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, os representantes dos municípios ficaram surpresos com a qualidade da Formação Continuada para os professores da rede e também pela execução da lei 11.738, de 16 de julho de 2008, que determinou, no seu artigo 2°, que a "composição da jornada de trabalho do profissional do magistério público da educação básica seria de 2/3 para desempenho das atividades de interação com os educadores".
- Nossos profissionais têm carga horária semanal que contempla diferentes necessidades e demandas como a interação com o educando,e formação pessoal. As conquistas de Macaé, no seguimento da Educação Infantil, chamaram bastante atenção dos colegas de outro municípios - ressaltou Mariana.
Fórum Permanente de Educação Infantil - O fórum, constituído em setembro de 1996, é uma estratégia de trabalho pautada na articulação de instituições públicas, organizações não governamentais, professores, estudantes, pesquisadores, sindicalistas e educadores em geral preocupados em discutir e incidir na política da educação do país, em especial nas questões que envolvem a Educação Infantil.