Foto: Luiz Bispo
Plano de Saneamento envolve três municípios da região
As prefeituras de Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu assinaram nesta terça-feira (23) o Plano de Saneamento dos Municípios, junto com o Estado do Rio de Janeiro, no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras. O plano de saneamento dos três municípios custará R$ 725 mil reais e os recursos são do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDHRI). Todos os 92 municípios do estado terão seus planos de saneamento.
- Ninguém faz saneamento sozinho e os instrumentos dos planos municipais são fundamentais. Esgoto, água, lixo e drenagem estão inseridos neste plano de saneamento, explicou o secretário Estadual de Ambiente, Carlos Minc.
O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, ressaltou a importância da assinatura deste plano regional, e lembrou que a partir de 2013, o município que não tiver um plano de saneamento não receberá recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 3 (PAC 3) do Governo Federal.
Durante a assinatura do convênio, o secretário Carlos Minc destacou o exemplo de Macaé, que também usa os royalties para fazer o saneamento – atualmente a prefeitura investe R$ 277 milhões no setor, com o programa Água Limpa.
- Os prefeitos que recebem os royalties devem espelhar em Macaé, que também utiliza os royalties para fazer o saneamento. Além de preservar o meio ambiente, este tipo de investimento protege a saúde das pessoas, principalmente das crianças, pois a falta de saneamento é a principal causa da mortalidade infantil, afirmou.