Macaé bomba com calendário de 190 dias de eventos para 2023

06/02/2023 22:44:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Ana Chaffin

Expo Macaé de 25 a 30 de julho e Especializada do Mangalarga Marchador, além do Natal e do Réveillon, são festas garantidas

Fomentar o turismo durante o ano todo, com geração de emprego em atividades comerciais periféricas ligadas direta ou indiretamente ao setor e também proporcionar uma programação de esporte, cultura, empresarial, folclórica e religiosa para a população de Macaé. Esse é o objetivo do Calendário de Eventos 2023, lançado nesta segunda-feira (6) pelo governo municipal. Serão 190 dias de evento em 70 programações.


"Macaé está bombando e vamos bombar também no turismo. Vamos reformar o Centro de Convenções, estamos incentivando a vinda de turistas para Macaé e promovendo entretenimento com atrações empresariais, técnicas, cívicas, religiosas, de esporte, cultura, arte, pecuária, folclórica, valorizando a beleza natural da cidade, o potencial da rede hoteleira, da gastronomia, do artesanato, com atrações também de turismo rural, festas na região serrana, o que contribui para o aumento da oferta de trabalho, renda e emprego para a cidade."

Destacou o prefeito Welberth Rezende, acrescentando que eventos históricos, científicos, sociais, agrícolas, educativos, populares e beneficentes também serão realizados.

O turismo como atividade econômica geradora de emprego e polo de criação de novos negócios vai combater a sazonalidade do setor, principalmente em períodos de baixa temporada, segundo o prefeito.

"Eventos contribuem para a qualidade de vida dos nossos habitantes e são um atrativo gerador de desenvolvimento econômico”, salientou.

O projeto foi elaborado pela Secretaria de Turismo e conta com o apoio de todo o trade turístico da cidade. No evento de lançamento, foram apresentados vídeos com falas do Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca e representantes de eventos que serão promovidos em Macaé neste ano.
 

Festival de Dança e Terra de Gigantes Selva Aventura confirmados
Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus enalteceram em vídeo o Festival de Dança, que será promovido em outubro pela iniciativa privada com apoio da prefeitura. Também realizado pela iniciativa privada, o Grand Prix RJQM Cavalo Quarto de Milha, em agosto, terá cerca de 700 cavalos e R$ 1 milhão em prêmios.

Outro destaque para 2023 é o Terra de Gigantes Selva Aventura 2023, um evento de Corrida de Aventura. Participaram do evento de lançamento os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Frederico Barreto; Macaé Convention & Visitors Bureau, Marcelo Merrel; CDL Macaé, Luis Henrique de Souza Fragoso; Federação dos Conventions Bureaux do Rio de Janeiro, Guilherme Abreu; Firjan Macaé, Evandro Cunha; Conselho de Turismo da Região Costa do Sol (Condetur), Marco Navega; do Polo Gastronômico, André Alcino e o vice-prefeito Célio Chapeta.

De acordo com o Secretário Adjunto de Turismo, Leo Anderson, o Calendário de Eventos 2023 de Macaé tem como objetivo divulgar os eventos realizados no município e agregar valor à imagem do destino Macaé aos polos emissores, além de fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística de Macaé, as quais possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens.

- É de grande importância para uma cidade como Macaé, com fins turísticos, ter um Calendário de Eventos atual, tradicional, bem definido e divulgado para garantir o fluxo de turistas no decorrer de todas as estações do ano, que movimentará toda economia local – mencionou Leo Anderson.

CULTURA - O turismo e a cultura juntos em prol da população foram apontados pelo secretário de Cultura, Leandro Mussi. “Sexta-feira lançamos o Carnaval de Rua de Macaé com quatro pontos: Imbetiba, Barra, Cavaleiros e Glicério; vamos licitar a Paixão de Cristo; teremos Festival de Dança e de Teatro”, citou.

As diversas vocações que a cidade tem foram assinaladas pela Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviah Picon. “Estamos organizando o Macaé Conecta Week, que será importante para a integração dos 6,5 mil alunos da Cidade Universitária”, assegurou.

A secretária de Educação, Leandra Lopes, lembrou dos eventos literários do calendário. “Estamos com 43 mil alunos voltando e vamos englobar ótimos eventos educativos”, atestou. Para o secretário de Esporte, Marvel, esporte é investimento. “O estádio, o ginásio, o Parque da Cidade estão passando por reformas”, completou. Para a vereadora Iza Vicente, o calendário mostra o sonho de uma Macaé que é potência turística e gera renda em todas as áreas.

Confira o calendário 2023 de eventos de Macaé
Os eventos que serão promovidos em 2023 são: até 11 de fevereiro, Sesc Verão 2023; de 17 a 21 de fevereiro, Carnaval 2023. Em março, os eventos serão: de 3 a 5, primeiro Aquatron Corrida e Natação; dia 5, Campeonato Canoa Havaiana Circuito Costa do Sol; de 15 a 25, Nono Circuito da Sardinha; dia 18, Xforce MMA 2023.

O Primeiro Festival de Poesia será promovido no dia 21 de março, de 25 a 26 do mesmo mês, a segunda Prova Macaense de Laço Campista. Abril começa com a Primeira Etapa Estadual de Downhill no dia 1. Dias primeiro e 2, Etapa do Campeonato Carioca Automodelismo off-road; de 5 a 9, 24º Especializada do Mangalarga Marchador de Macaé (Esmmam).

Ainda em abril, de 6 a 9, Paixão de Cristo; de primeiro a 9, especial da Páscoa; de 13 a 15, sexto Beer Beach Burguer; de 14 a 16 de abril, sexto Torneio de Pesca Isca Artificial; de 28 a 29 de abril, primeiro Adorasom Gospel Macaé; de 29 a primeiro de maio, Campeonato Estadual de Beach Tênis.

Em maio, de 4 a 7 de maio, haverá a quarta etapa do Campeonato Estadual de Cavalo Quarto de Milha; dias 6 e 7, quinto Festival de Frutos do Mar (Mercado de Peixes); dias 13 e 14, pôr do samba na Lagoa de Imboassica; de 25 a 28, Festa do Frade e de 30 de maio a 3 de junho, terceira FlicMac, a feira literária.

Em junho, dias 3, 4, 10 e 11, quinta Etapa do Campeonato Estadual de Cavalo Quarto de Milha; de 2 a 4, segundo Rock Fest Motociclistas e Triciclistas; dias três e quatro, etapa do Campeonato Carioca Automodelismo Off-road; dias 4 e 5, Congresso Estadual de Guias de Turismo Especializados em Atrativos Naturais, no Parque Atalaia; dia 8, tapete de sal do feriado de Corpus Christi; de 5 a 7, 150 anos Nova Aurora; dias 10 e 11, Etapa do Campeonato Estadual de estrada – bike speed; de 9 a 13, Festa de Santo Antônio; de 16 a 18, Festa de Glicério; de 21 a 25, festa de São João, padroeiro de Macaé; dia 25, corrida de São João; de 29 a 2 de julho, Festa de São Pedro; de 29 a 2 de julho, Festa Junina de Macaé.

Em julho, de primeiro a 15, oitavo Circuito do Camarão e Cachaça; de 7 a 9, décimo segundo Festival do Aipim; de 14 a 16, segundo Festival de Inverno do Sana; dia 20, 18ª Parada do Orgulho LGBT; Expo Macaé de 25 a 30 para comemorar os 210 anos de Macaé; dia 29, aniversário da cidade, Desfile Cívico na Praia de Imbetiba.

Em agosto, de 3 a 5, primeiro Encontro Internacional de Capoeira; dia 6, 8º Trilhão de Crubixais; de 11 a 13, Festa de Córrego do Ouro (Viva Serra Macaense); dia 12, Festival Benedito Lacerda; dias 19 e 20, 17ª Festa do Milho; dia 21, Macaé Conecta Week e de 21 a 27, Grand Prix RJQM Cavalo Quarto de Milha.

Em setembro, de 6 a 10, 12º Festival Gastronômico de Macaé; de 7 a 10, volta master Nacional de Ciclismo de estrada – Bike Speed; dia 7, desfile da Independência; dia 9, terceiro Jeep Ranha; dias 16 e 17, sétimo Encontro Quebradores Hoodride (encontro de carros); de 28 a primeiro de outubro, primeiro Festival de Música e dia 30, Macaé Canta Seresta.

Em outubro, de 5 a 8, o sexto Macaé Beer Fest; de 7 a 28, quarto Circuito Butecando; dias 7 e 8, MTB Serras Sana Trail Run; dia 12, Dia das Crianças; de 12 a 14, Festival de Dança; dias 14 e 15, Etapa do Campeonato Carioca Automodelismo Off-road e dia 21, primeiro Encontro de Empresas e Atléticas de Macaé.

Em novembro, de 3 a 5, quarto Festival Sabores do Sana; 9 a 11, Sétimo Influencidade; de 17 a 19, Terra de Gigantes Selva Aventura 2023 e dia 25, Natal Magia 2023. Em dezembro, a festa do Réveillon também está garantida.
Acesse o calendário completo aqui.


Fotos Relacionadas