logo

Macaé Centro: intervenções serão iniciadas para Brasil Offshore

26/01/2011 15:06:57 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

Além de ações pontuais na estrutura, prefeitura discute soluções para ampliação da rede hoteleira

A prefeitura de Macaé inicia nesta quinta-feira (27) uma série de intervenções estruturais no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) para a realização da Brasil Offshore, Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás.

As ações contemplam obras na rede de esgoto e água, iluminação e parte elétrica, equipamentos contra incêndio, reforma do gradil, entre outras. Outra questão que está sendo discutida é a ampliação da oferta da rede hoteleira para os expositores e de criação de um banco de imóveis virtual específico para o evento.

Nesta quarta-feira (26), foi realizada reunião para discutir o cronograma das ações que serão realizadas no Centro de Convenções. Participaram do encontro o subsecretário de Governo e diretor da feira Brasil Offshore em âmbito municipal, Fernando Amorim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, o subsecretário de Indústria e Comércio, Edimilson Gonçalves, o gerente da Câmara Permanente de Gestão, Jorge de Britto, o secretário de Obras, Tadeu Campos, o colsultor técnico da Secretaria de Governo e coordenador técnico da Equipe Municipal do Planejando Macaé, Paulo Júnior Patrocínio e o presidente e o vice-presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau, Marco Navega e Alexandre Anderson da Silva, respectivamente.

O levantamento técnico completo estrutural do Macaé Centro foi encaminhado ao secretário de Obras para a realização dos serviços necessários. A primeira intervenção começará pela manutenção dos equipamentos contra incêndio.

- Nossa meta, seguindo as recomendações do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, é preparar toda a infraestrutura necessária para atender a realização da Brasil Offshore. Este evento movimenta toda a economia do município e é a terceira maior feira mundial da indústria offshore, consolidada no mercado com mais de 10 anos de existência, o que traz muitos pontos positivos para nosso município. Durante o evento, Macaé vira o centro das atenções do mercado de petróleo e gás mundial e aproveitamos este momento para divulgar o município e trazer novos empreendimentos para cá – pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

A Brasil Offshore Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás será realizada entre os dias 14 e 17 de junho e é organizada em conjunto pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e SPE (Society of Petroleum Enginee). Já foi confirmada a comercialização de 80% de sua área total de exposição.

- Esse ano o evento ganha uma dimensão ainda maior onde o conteúdo da Conferência focará nos principais aspectos relacionados ao desenvolvimento de petróleo na Indústria Offshore, otimização de campos e projetos de pré-sal, – lembrou Fernando Amorim.

Durante o evento também serão implantados bolsões de estacionamento para carga e descarga de caminhões. A secretaria de Obras também já iniciou as obras para criação de um acesso provisório para liberar a Avenida Industrial para o trânsito até o dia seis de fevereiro. A via ainda não foi liberada devido à demora da concessionária Ampla em retirar os cabos elétricos para que a prefeitura possa concluir a obra. De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, o prazo dado pela Ampla para iniciar o serviço de retirada dos cabos e construção de uma nova torre foi março.

- Vamos fazer este acesso provisório para que a região do Engenho da Praia, Lagomar e Cabiúnas tenha mais uma via alternativa, já prevendo o aumento de tráfego com a volta às aulas. Essa nova via evita que o tráfego de veículos mais pesados precisem circular pela Barra e centro da cidade, o que beneficiará também quem vier a Brasil Offshore em junho, explicou o secretário,lembrando que o trabalho será feito pela equipe da Secretaria de Obras.

Rede hoteleira

A riqueza econômica trazida pelo petróleo para Macaé no final da década de 70 impulsionou o desenvolvimento do município em diversos setores. Um dos setores que mais cresceu foi o hoteleiro com a instalação no município das principais redes mundiais do setor e que hoje oferecem 4.100 unidades habitacionais (uhs) em todo o município. Mas, mesmo com essa oferta, a rede hoteleira local não consegue suprir toda a demanda necessária de expositores e visitantes, já que a maior ocupação é contabilizada entre segunda e quinta-feira, exatamente os dias da feira Brasil Offshore.

Para suprir essa demanda, a prefeitura está estudando soluções para aumentar a oferta no setor. Uma das sugestões apresentadas é a formação de parceria com municípios vizinhos, como Rio das Ostras, Cabo Frio, Búzios, entre outros, para oferecer um maior número de opções aos expositores.

- Como a Brasil Offshore acontece durante os dias de maior movimento da rede hoteleira de Macaé, uma solução seria a formação de parceria com outros municípios vizinhos que estão com seus hotéis disponíveis em plena baixa temporada. Isso atenderia os expositores e visitantes e também aos empresários hoteleiros da região que se beneficiariam com o evento que acontece em Macaé – explica o presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau.

Outra sugestão também foi a criação de um banco de imóveis virtual, voltado para a oferta de imóveis temporários para a Brasil Offshore. “Isso já é realizado em grandes eventos como a Festa de Peão Boiadeiro em Barretos, nos Carnavais do Rio e Salvador e na Fórmula 1 em São Paulo”,completa Júnior do Patrocínio.