Selo comemorativo Macaé 200 anos
Macaé completa 200 anos no próximo mês de julho, no dia 29. Para comemorar a data a Prefeitura de Macaé elaborou várias ações que têm como principal protagonista o cidadão macaense. O resgate da história e do povo que participou da criação da Vila de São João de Macaé há 200 anos até o município tornar-se a Capital Nacional do Petróleo será contado através de vários festejos onde o destaque será sempre a “Nossa gente, nossa história, nosso maior patrimônio”.
Para fazer o evento comemorativo dos 200 anos de Macaé, a Prefeitura começou, em janeiro, a fazer o levantamento de toda a sua história, com o resgate de fotografias e vídeos que traduzissem a memória de Macaé. A iniciativa da vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura deu certo e o resultado é o lançamento de dois livros no mês de julho.
- Através dessas memórias e lembranças, a população pode se apropriar da história e trilhar caminhos coletivos. O conceito Macaé 200 anos é de educação patrimonial, trazer a sociedade a participar das comemorações como protagonista desses festejos. O Solar dos Mellos (Museu da Cidade) se reescreveu com a participação popular quando solicitamos a disponibilização de fotos, vídeos, entre outros tipos de documentação que contassem a história de Macaé. Nada melhor do que partir para o conhecimento da história local, apropriando-se dos valores e das identidades construídas ao longo da história, explicou a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz.
O lançamento do selo Comemorativo dos 200 anos da Criação da Vila de Macaé com apresentação do músico Ivan Lins e participação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis (SP) marca o início das comemorações culturais no município. O evento acontece no dia 22, às 19h no Parque da Cidade.
- O grande personagem/protagonista das comemorações dos 200 anos é a sociedade. Fizemos uma programação onde o conceito é trazer toda a comunidade para participar das comemorações, dos festejos, como o slogan diz “Nossa gente, nossa história, nosso maior patrimônio”, explica o presidente da Fundação Macaé de Cultura, Juliano Tannus da Fonseca.
No dia 22 também será divulgada toda a programação da Expo Macaé 2013.
Acompanhe toda a programação dos 200 anos: