logo

Macaé Cidadão lança projeto Educando na Cidadania

05/04/2011 15:22:10 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Ana Chaffin

O Educando na Cidadania é promovido pela Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão

Nesta terça-feira (5), no auditório da Faculdade de Filosofia de Macaé (Fafima), diretores, orientadores pedagógicos e professores de escolas municipais, estaduais e particulares participaram do lançamento do projeto Educando na Cidadania 2011. Com o tema “Economia voltada para a vida”, o projeto entregará às escolas, lixeiras para a coleta seletiva, ainda no mês de abril. O Educando na Cidadania é promovido pela Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Ambiente e Limpeza Pública.

De acordo com o professor Júlio Boldrini, coordenador dos projetos de Cidadania do Programa Macaé Cidadão, o cronograma para a colocação das lixeiras está sendo estabelecido pela Secretaria de Limpeza Pública (Selimp).

- As coletadoras já foram compradas, mas queremos entregá-las às escolas quando as cartilhas, preparadas pela Secretaria de Ambiente, estiverem prontas, disse o professor, ressaltando que essa entrega será motivo de um pequeno evento na escola, para que os alunos se sintam motivados a contribuir com a campanha.

A Selimp ajudará no recolhimento, na destinação e encaminhamento, do material reciclável, para as cooperativas. Para a secretaria, o objetivo desse trabalho é despertar nas crianças a necessidade de preservação do meio ambiente, através da coleta seletiva.

- Com isso será possível diminuir o volume de resíduos para o aterro sanitário, e a quantidade de garrafas plásticas à margem dos rios, disse Gilvan Sodré – Gerente do Projeto “Coleta Seletiva”.

A bióloga Karla Oliveira, coordenadora de Resíduos e efluentes da Secretaria de Ambiente, entende que o objetivo do programa é formar cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, preservando recursos naturais e contribuindo com a preservação. “O adulto que polui os rios e não se preocupa com o meio ambiente, não participou de projetos de conscientização”.

O próximo encontro está marcado para o dia 26 deste mês, com a participação de até cinco alunos de cada escola. O objetivo é encontrar, nos próprios alunos, agentes multiplicadores dessa ação. “Esses alunos serão os que mais ajudarão, eles serão os líderes desse projeto dentro das escolas”, disse Júlio Boldrini.

O projeto Educando na Cidadania acontece durante todo o ano, com diversos trabalhos. O projeto foi criado em 2005, a pedido dos professores, com o apoio dos alunos e da comunidade escolar, através do Programa Macaé Cidadão, para discutir questões de cidadania nas escolas. Hoje participam 12 escolas.

Alguns benefícios da coleta seletiva:

-Menor redução de florestas nativas.
- Reduz a extração dos recursos naturais.
- Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
- Economiza energia e água.
- Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
- Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
- Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
- Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
- Diminui o desperdício.
- Melhora a limpeza e higiene da cidade.
- Previne enchentes.
- Diminui os gastos com a limpeza urbana.
- Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
- Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.


Fotos Relacionadas