Macaé com potencial de ampliar participação no segmento de óleo e gás nacional

22/03/2023 14:42:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Desenvolvimento Econômico

Perspectiva foi destacada durante a nova edição do “Integra Rio”, nesta terça-feira (21)

O desenvolvimento de novos projetos a partir dos US$ 18 bilhões de investimentos anunciados pela Petrobras apenas para a produção da Bacia de Campos, projeta para Macaé uma maior fatia na participação das operações da indústria offshore e de energia no Rio de Janeiro, Estado que concentra cerca de 80% da produção de óleo bruto e de 67% do gás natural no país. Essa perspectiva foi destacada durante a nova edição do “Integra Rio”, evento promovido nesta terça-feira (21) pelo Instituto Coalizão Rio, que reúne empresários, instituições e lideranças governamentais que acompanham, avaliam e apostam na retomada econômica fluminense, a partir das perspectivas já mapeadas dentro do mercado nacional de óleo, gás e energia.

O avanço na consolidação da nova infraestrutura para o processamento e distribuição do gás natural produzido nas reservas das Bacias de Campos e de Santos, representada pelos mais de R$ 25 bilhões em investimentos já consolidados em Macaé, a partir da instalação dos dois terminais do Tepor, o novo porto da cidade, além da planta do gás ValeFlex, marcaram também a participação de Macaé no encontro, representada pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, e de Políticas Energéticas, Thiago Rocha.

“Essa é mais uma oportunidade de apresentar a um grupo de investidores do Estado a importância do tamanho de Macaé para o novo mercado de óleo, gás e energia. A cidade está estruturada, não só para receber esta nova infraestrutura do gás, mas também toda a rede de produção de energia e de indústria que utilizam esta matéria-prima como meio de produção. Vivemos um novo cenário, fruto do empenho do prefeito Welberth em tornar Macaé o melhor ambiente de negócios do país”, ressaltou Rodrigo.

O Integra Rio também contou com a participação do Secretário Estadual da Casa Civil, Nicola Miccione; do Subsecretário estadual de Energia, Daniel Lamassa, e do ex-presidente da Petrobras, José Mauro Coelho.

A comitiva de Macaé também contou com a participação da assessora especial da Secretaria adjunta de Políticas Energéticas, Deila Estrela, e do vereador Professor Michel.


Fotos Relacionadas