Macaé comemora Dia do Médico Veterinário

08/09/2010 08:57:15 - Jornalista: Monica Torres

O Conselho Regional de Medicina Veterinária está organizando um encontro especial para os profissionais desta categoria, nesta quinta-feira (9), Dia do Médico Veterinário. Com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da subsecretaria de Agricultura, o Conselho promoverá encontro na Churrascaria Galope, em Macaé, para os mais de 100 profissionais que integram a regional: Carapebus, Conceição de Macabu, Rio das Ostras, além de Macaé.

Para o assessor do Conselho, Alexandre Oliveira, além de ser um encontro de confraternização, o momento será de troca de experiências entre os profissionais:

- Boa parte dos médicos veterinários da região só se encontra neste momento anual de confraternização. São profissionais atuando nas prefeituras e no estado, mas também os autônomos, no campo e na cidade, além de autoridades dos municípios que prestigiam nosso evento, quando discutimos e debatemos nossa profissão.

O médico veterinário, que atua na subsecretaria de Agricultura e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ainda ressalta que, no Dia do Médico Veterinário, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) prestará homenagem ao profissional.

Em Macaé, são mais de 20 profissionais que atuam na subsecretaria de Agricultura no atendimento clínico-ambulatorial a animais domésticos, como cães e gatos; também atuam na assistência ao proprietário rural, nas criações de bovino, equinos e caprinos.

Ainda no município, também operam no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que é referência regional, para pescados, laticínios e derivados, e junto à Vigilância Sanitária do município, no CCZ e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O Conselho Regional, em parceria com a Prefeitura de Macaé, como ainda informa o médico veterinário Alexandre Oliveira, vem promovendo encontros em educação continuada, que são aprimoramentos profissionais para a categoria.

- O nosso campo de trabalho é muito abrangente, assim, os cursos também têm sido diversificados, como o de “Inspeção e controle de alimentos”, que aconteceu em março. Já na cidade de Campos promovemos o curso “Podologia de bovinos”, esclarece.

O assessor convida todos os profissionais médicos veterinários a estarem presentes no encontro.

Dia do Médico Veterinário

Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário no País. Mas as escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910.

É chamada de medicina veterinária a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças dos animais domésticos e o controle de distúrbios também em outros animais.

Pessoas se dedicam a tratar de animais desde os tempos antigos, desde que começaram a domesticá-los. A prática da veterinária foi estabelecida desde 2.000 a.C. na Babilônia e no Egito. Porém, segundo alguns registros encontrados, remonta a 4000 a.C.

O Código de Hammurabi, o mais completo e perfeito conjunto de leis sobrevivente, que se encontra hoje no Museu do Louvre francês, desenvolvido durante o reinado de Hammurabi (que viveu entre 1792 e 1750 a.C.) na primeira dinastia da Babilônia, já continha normas sobre atribuições e remuneração dos "médicos de animais".