Macaé comemora Dia Mundial de Luta contra a Aids

24/11/2006 17:15:31 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o slogan “O melhor presente é a sua saúde” o Programa DST/AIDS, da secretaria de Saúde de Macaé, realiza, de 28 de novembro a primeiro de dezembro, uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, em diversos pontos da cidade e da região serrana.

O evento irá focar a prevenção, através de orientações, informações, além do incentivo de ampliação da oferta da testagem anti-hiv, incluindo hepatite B e C, por meio do projeto CTA itinerante, que leva os serviços da unidade diretamente à população, como exames, insumos, além de prestar orientação de prevenção.

A coordenadora do programa, Vera Andrade, lembra que o objetivo do trabalho é o diagnóstico precoce, importante no controle da doença. O trabalho realizado pelo CTA itinerante é feito por uma equipe composta por um técnico de laboratório, para colher o material; uma psicóloga; e uma assistente social, para o aconselhamento coletivo orientando sobre prevenção, janela imunológica, além do HIV, o teste para sífilis (VDRL), hepatites B e C, incluindo os fatores de risco.

O CTA itinerante estará em Córrego do Ouro (dia 28), em Glicério (29) e no Sana (30). As pessoas que quiserem fazer o teste a equipe estará na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) de cada distrito, a partir das 9h, e à tarde, às 14h. A gerente do CTA, a psicóloga Júlia Abreu, ressalta que as pessoas devem estar duas horas em jejum e não ingerir gordura.

Segundo Júlia, este ano, foram registrados 80 novos casos, sendo que aproximadamente 90% são de pessoas vindas de outros municípios. “Macaé é uma cidade que abriga pessoas vindas de todos os cantos do país e do mundo e muitas descobrem a doença quando estão aqui”, diz.

Ela acrescenta que havia uma expectativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o Brasil teria um milhão de pessoas infectadas no país e, hoje, são 500 mil, o que significa que os trabalhos de prevenção ao longo dos anos obtiveram resultados.

Ainda nos dias 28, 29, 30 de novembro e primeiro de dezembro serão montados estandes na praça principal do Parque Aeroporto, Rodoviária e na praça Veríssimo de Melo, sendo que neste local terá também a presença do ônibus Expresso Saúde, somente no último dia da campanha. O ônibus, que conta com dois consultórios, realiza a testagem anti-hiv e tratamento odontológico.

DST Macaé – Atualmente, além do serviço de atendimento clínico com médico de segunda a sexta-feira em três turnos, o Programa DST/AIDS ainda conta com profissionais da área de fisioterapia, psicologia, serviço social, psiquiatria, ginecologia e enfermagem. A novidade para 2007 será a inauguração do atendimento odontológico na unidade.

A psicóloga acrescenta que está sendo feita uma pesquisa sobre sexualidade, em parceria com a secretaria de Educação, com alunos da 7ª e 8ª séries para que, desta forma, possam traçar um trabalho de prevenção para esta faixa etária.

De acordo com dados do programa, são distribuídos mensalmente 20 mil preservativos masculinos, 50 femininos e teens, sendo que de dezembro a fevereiro a distribuição tem um aumento de 50%.