Foto: Arquivo Secom | Ana Chaffin
Haverá ação para conscientização sobre os problemas acarretados pelo descarte irregular de lixo.
A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé promoverá uma ação, nesta quarta-feira (15), no bairro Praia Campista, em alusão ao Dia Mundial do Consumo Consciente, 15 de outubro. Integrando o Calendário de Datas Comemorativas Ambientais do órgão, a campanha visa à sensibilização da comunidade do bairro para o descarte regular de lixo, no momento em que o município dá início à coleta seletiva.
A equipe da Secretaria distribuirá uma carta aos moradores da comunidade do entorno da sede do órgão para conscientizá-los sobre os problemas acarretados pelo descarte irregular de lixo. Em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, foi realizada limpeza e restauração da praça do bairro e dos terrenos baldios circunvizinhos. Nos pontos identificados como críticos de descartes irregular de lixo serão colocados coletores e, posteriormente, placas de educação ambiental.
“O objetivo é mostrar para o cidadão que ações individuais fazem diferença e que elas não se restringem ao interior da residência, mas se estendem à rua, à pracinha, ao bairro e à cidade. Ou seja, começando pelo indivíduo, para o coletivo; de seu microambiente até o macroambiente, nossa cidade, nosso país, nosso planeta. Repensar as atitudes na hora de adquirir um produto, fazendo a escolha mais sustentável. Pensar na reutilização e na reciclagem e pensar no descarte”, ressalta a bióloga da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Elisangela Sossai.
"A prefeitura tem trabalhado em conjunto para que todas as secretarias se envolvam nas questões dos ODS. Seus principais objetivos buscam um desenvolvimento sustentável sem comprometer as gerações futuras. A limpeza urbana, por exemplo, é um espaço primordial para receber estas ações", destacau o secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Philipe Salgado.