Receber empreendimentos e garantir a sustentabilidade do município. É através dessa política que a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente, investe na sua atuação, garantindo o desenvolvimento sustentável. A atual gestão é pioneira em implantar a política de reconstrução da mata ciliar nas condicionantes do licenciamento ambiental.
- Os reflorestamentos das faixas marginais de proteção são importantes para garantir a qualidade do corpo hídrico e é uma forma de crescer com sustentabilidade. Com esta ação, estamos condicionando as empresas reflorestarem as faixas marginais de proteção que ficam próximas aos seus empreendimentos, garantindo a adoção de práticas sustentáveis na administração pública, a fim de atender os padrões de qualidade ambiental nacionais, conforme recomenda a Conama 12/2011, explicou o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz.
Em vistoria a uma obra na Linha Azul, o secretário ficou satisfeito com o que viu. “Aqui os empreendedores estão atendendo toda nossa determinação é um exemplo para outros investidores. Serão plantadas cerca de quatro mil mudas de árvores nas margens do canal Virgem Santa”, disse.
O empresário Evaldo Costa disse que o investimento vale a pena. “As empresas que se instalarem aqui terão uma mata no fundo da sua propriedade e quem não quer? Aqui, nós estamos plantando espécies da região, conforme a orientação da Secretaria de Ambiente e estamos satisfeitos com o resultado”, contou.
Maxwell lembrou que não basta plantar as mudas, pois, se não cuidar, o empreendimento pode perder a licença. “Se nós observarmos, através das vistorias, que a empresa não está cumprindo com a condicionante ela pode ser notificada e até perder a licença”, disse.
Foi o que aconteceu com uma empresa já instalada na Linha Azul. Durante uma vistoria do secretário observou que o plantio na faixa marginal de proteção, afluente do canal Virgem Santa, não estava sendo devidamente cuidada. A empresa foi notificada e terá que refazer o replantio e cuidar da área.