Foto: Tiago Ferreira
O Macaé atuou na noite desta quarta-feira no Estádio Cláudio Moacyr
No dia em que completou 400 jogos oficiais de sua história, o Macaé Esporte presenteou o seu torcedor com uma importante vitória sobre o Friburguense. O placar de 1 x 0 sobre a equipe da Região Serrana, nesta quarta-feira (21) à noite, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, pôs o Alvianil Praiano na liderança isolada do Grupo B da Copa Rio, com sete pontos. Já a Friburguense caiu para terceiro, com quatro. O Bangu está em segundo lugar com cinco e o Cabofriense, que ainda não pontuou, segura a lanterna.
No próximo sábado (24), na abertura do returno, o Macaé Esporte enfrenta o Bangu às 16h, novamente no "Moacyrzão". Em caso de vitória, os comandados do técnico Toninho Andrade já asseguram uma vaga na segunda fase. No mesmo dia, só que às 15h, o Friburguense recebe o Cabofriense no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo. Os dois primeiros deste grupo se classificam diretamente para a próxima etapa do campeonato. Já o terceiro colocado também pode entrar pelo índice técnico.
O jogo - O Macaé viu o Friburguense tomar a iniciativa do jogo em pleno Estádio Cláudio Moacyr. Porém, com um sistema defensivo sólido e saindo com inteligência, o Alvianil chegou ao gol na primeira investida concreta. Aos 17min, o zagueiro Cadão dominou errado e a bola sobrou para o lateral-esquerdo Bill cruzar na medida para o meia Norton empurrar de pé direito para o fundo das redes. Foi o segundo gol do jovem apoiador macaense na competição.
Os visitantes não sentiram o golpe e, apesar da maior posse de bola, encontravam dificuldades em penetrar na zaga macaense. Tanto que a melhor chance aconteceu aos 34min com o meia Jorge Luiz, em arremate de canhota de fora da área. Bem colocado, Rerysson fez boa defesa. O Frizão seguia melhor e voltou a levar perigo aos 45min. O mesmo Jorge Luiz cobrou escanteio pela direita e, após desvio no primeiro pau, a bola sobrou limpa para o atacante Diego Santos. Porém, ele não conseguiu finalizar de cabeça.
Na etapa final, o goleiro Rerysson foi o grande protagonista do Macaé. Aos 8min, ele defendeu um chute a queima-roupa do zagueiro Cadão, após bate-rebate na zaga alvianil. Já aos 16min, o volante Bidu mandou a bomba na trave e, na sobra, o lateral Crispin cruzou na medida para Jorge Luiz cabecear para a defesa espetacular de Rerysson. Com o adversário pressionando, Toninho promoveu a estreia do recém-contratado volante Zotti. Ele entrou no lugar do meia Gustavinho e fechou mais o setor.
Tanto que aos 22min o Macaé voltou a atacar. O lateral-direito Edson arriscou de fora da área, o goleiro Adilson deu rebote e o atacante Pipico perdeu boa chance na sobra. A partir daí, o Frizão tentou o empate a qualquer custo e o Alvianil era sempre perigoso nos contragolpes. Aos 44min, o árbitro Maurício Machado Coelho Júnior ignorou pênalti de Bidu em André Gomes e, três minutos depois, anulou um gol do Friburguense, marcando falta do zagueiro Cadão no goleiro Rerysson. Final de jogo: Macaé 1 x 0 Friburguense.
Macaé 1x0 Friburguense
Gol - Norton (17/1º tempo)
Macaé - Rerysson; Edson, Ciro, Douglas Assis e Bill; Rincón, Romário, Norton (Rony), André Gomes e Gustavinho (Zotti); Pipico (Charles Chad).
Técnico - Toninho Andrade
Friburguense - Adilson; Crispin (Marquinhos), Cadão, Diego Guerra e Davi (Victor Hugo); Bidu, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ricardinho (Ricardo) e Diego Santos.
Técnico - Gerson Andreotti
Local - Estádio Cláudio Moacyr (Macaé)
Árbitro - Maurício Machado Coelho Júnior
Auxiliares - Diogo Carvalho Silva e Itande Carneiro de Mendonça Silva
Cartões Amarelos - Ciro (Macaé); Davi, Jorge Luiz e Santos (Friburguense)
Classificação do Grupo B
1º) Macaé - 7 pontos
2º) Bangu - 5 pontos
3º) Friburguense - 4 pontos
4º) Cabofriense - 0 ponto