Macaé e IBP formatam parceria para ampliar qualificação da mão de obra local

04/10/2022 15:19:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Divulgação Trabalho e Renda

Além de liderar o ranking regional em geração de postos de trabalho e garantir junto a Petrobras a revisão da exigência de experiência para a contratação da mão de obra local, Macaé busca na expertise do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), a capacitação técnica que garantirá aos profissionais da cidade a certificação adequada exigida pelas grandes operadoras do segmento de óleo, gás e da energia.

Como desdobramento das agendas realizadas pela prefeitura no estande montado na Feira Rio Oil and Gas, nesta terça-feira (4), o governo definiu com o IBP a formatação de parceria que promoverá maior oferta de qualificação para trabalhadores que já estão no caminho de retorno ao mercado formal de empregos do município.

Essa parceria foi proposta pela Secretária de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes, à Gerente da Universidade do Setor de Óleo e Gás do IBP, Karen Cubas, em reunião realizada na sede da instituição, no Rio.


“A proposta é instituir em Macaé uma grade de cursos destinados a qualificar e certificar a mão de obra local, de acordo com a demanda e exigência das empresas. Isso facilita o processo de contratação e garante ao trabalhador de Macaé o preparo necessário para assumir vagas criadas pela indústria de óleo, gás e energia”, destaca Sabrina.


A parceria com o IBP segue a estratégia adotada pelo prefeito Welberth Rezende ao propor às operadoras do petróleo instaladas em Macaé a revisão de exigências que dificultavam o retorno da mão de obra qualificada da cidade, ao reaquecido mercado de trabalho local.


“Com o fim da exigência, a certificação dessa mão de obra torna-se ainda mais importante. É nosso papel buscar as melhores instituições que possam nos auxiliar na formatação dessa qualificação que será oferecida pelo governo à mão de obra da nossa cidade”, ressalta o prefeito.


Fotos Relacionadas