Foto: Kaná Manhães
Com este plantio Macaé registrou o seu nome também em prol do meio ambiente plantando mil mudas de árvores
Quinze segundos e 15 centésimos. Foi esta a marca registrada pelo RankBrasil, o livro dos recordes brasileiro, no plantio realizado em Macaé, na manhã desta sexta-feira (3). Com isso, a capital do petróleo registrou o seu nome também em prol do meio ambiente, ao realizar o “mais rápido reflorestamento em um mesmo local”, plantando mil mudas de árvores em uma faixa marginal de proteção no tempo determinado. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente e contou com a participação de escolas municipais e das empresas UTC Engenharia, Consórcio CBPO-Zadar, entre outras que também levaram representantes.
O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, destacou que a participação da comunidade superou as expectativas e adiantou que a cidade irá trabalhar para aumentar este recorde. “Este é um momento de participação e a cada ano a cidade se supera. Ano que vem queremos quebrar este recorde mais uma vez”, reforçou.
O auditor do RankBrasil, Luciano Cadari, frisou o trabalho feito pela equipe. “Nós contamos todas as covas, conferimos todas as mudas antes do plantio e só paramos o cronômetro quando todas as pessoas levantaram a mão. Para isso, mais dois auditores fizeram a conferência comigo, para o recorde ser registrado”, explicou.
O aluno, Isaac da Cruz Bermude, de 15 anos disse que plantou a muda muito antes do tempo estimado e salientou que está se preparado para o próximo recorde.
- Acho que plantei a minha muda em cinco segundos, pois joguei a terra por cima com o pé e foi muito rápido. Se todo mundo estiver animado igual à hoje, com certeza ano que vem a gente consegue quebrar esse recorde, afirmou.
O secretário municipal de Ambiente, Maxwell Vaz, destacou a importância desta marca histórica.
- A melhor forma de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente é executando um projeto e escolhemos um projeto audacioso, pois incluímos um recorde. Neste momento enaltecemos a educação ambiental, uma prática inserida no Código Florestal, com a mobilização de estudantes e trabalhadores, e estamos muito orgulhosos de todos que participaram. Com esta atitude pontual, mostramos que é possível fazer muito em pouco tempo. Se a população estiver mobilizada, uma atitude pequena pode tentar salvar o planeta, frisou.
A área onde o plantio foi realizado foi cedida pelo empresário Aluízio Gonçalves. Nas redondezas ele está construindo um empreendimento e uma das condicionantes ambientais para a instalação da empresa foi o reflorestamento da faixa marginal de proteção e afastamento do rio.
- Trabalho em diferentes cidades e Macaé foi a única cidade que exigiu esta condicionante, com o afastamento do rio e o reflorestamento da FMP, e fiquei muito feliz com esta atitude, pois pude doar esta área para Macaé entrar no livro dos recordes. Agora vamos cuidar dessas mudas para que todos tenham orgulho das árvores que plantaram, disse o empresário.
Participaram também do plantio, o secretário de Educação, Guto Garcia; o coordenador extraordinário do Procon, Eraldo Viana Sant’Ana; o controlador geral do município, Widelmo Natalino; e a superintendente regional do INEA, Natália Marotti.
Clique e veja o vídeo.