Foto: Tiago Ferreira
Volante Romário foi apresentado na tarde desta terça-feira (23)
O Macaé Esporte segue se reforçando para a disputa do Campeonato Carioca. Na tarde desta terça-feira (23), a diretoria apresentou o volante Romário, de apenas 21 anos. Formado nas divisões de base do Botafogo, ele foi um dos destaques do Olaria no Estadual deste ano, tendo atuado em 15 dos 17 jogos do time na competição. No turno, o jogador foi campeão do Troféu Moisés Mathias de Andrade.
Nas duas partidas que Romário esteve de fora, o Olaria acabou perdendo. Ele só não enfrentou o Botafogo (por questões contratuais) e o Macaé. O duelo contra o Alvianil Praiano aconteceu no dia 24 de março, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos. Na ocasião, o Macaé venceu por 3 a 1, em confronto válido pela sexta rodada da Taça Rio. O vínculo do jogador com o time de General Severiano terminou neste mês.
A carreira
Revelado pelo Botafogo, Romário integrou o time B em junho de 2008, que disputou amistosos e o torneio OBI Cup, na Suíça. Esta foi sua primeira experiência com os atletas profissionais do Alvinegro, apesar de a viagem tendo sido realizada apenas com os reservas.
O bom desempenho do jogador na excursão chamou a atenção do treinador Ney Franco, que o chamou para o time principal que disputava o Brasileiro daquele ano. Porém, para ganhar mais experiência, Romário foi emprestado ao Boavista para a disputa da Série C.
Em 2009, ele retornou ao Botafogo para a disputa do Carioca de Juniores. Em agosto daquele ano, foi emprestado ao Botafogo (PB). Neste ano, além do Olaria, acertou empréstimo com o Duque de Caxias para a disputa da Série B e, depois, acertou com o Marcílio Dias
No retornou ao Botafogo, Romário participou do Brasileiro Sub-23, vencido pelo Internacional e que o Glorioso não passou da primeira fase.
>> Conheça o reforço:
ROMÁRIO
Nome: Romário Santos Pires
Posição: volante
Data de nascimento: 16/01/1989 (21 anos)
Local: Rio de Janeiro/RJ
Peso: 78 kg Altura: 1,81m
Clubes: Botafogo, Boavista, Botafogo (PB), Olaria, Duque de Caxias e Marcílio Dias.
Títulos: Campeão do Troféu Moisés Mathias de Andrade pelo Olaria (2010).
Doping: julgamento
é adiado no STJD
Os jogadores Vinícius e Tarcísio, que defenderam o Ituiutaba/MG na Série C do Brasileiro deste ano, terão que aguardar mais um pouco para saberem o primeiro desfecho dos seus casos, após serem flagrados em exame antidoping. Em decisão unânime, os auditores da Segunda Comissão Disciplinar decidiram, na noite desta terça-feira (23), adiar o julgamento, após alegação da própria defesa dos atletas.
Os dois jogadores foram flagrados pela Comissão Nacional de Controle de Dopagem da CBF após o resultado positivo do exame de urina para a substância proibida fenproporex, contida em remédio para emagrecer. Os exames aconteceram após o jogo contra a Chapecoense, realizado no dia 9 de outubro, em Chapecó, pelas quartas-de-final do Brasileiro da Série C.
Tarcisio e Vinicius foram denunciados com base no artigo 2.1. (presença de uma substância proibida ou de seus metabólicos ou marcadores em uma amostra colida do atleta) do Código Mundial Antidoping (CMAD), que prevê até dois anos de suspensão.
Na sessão desta terça (23), antes do relator iniciar o relatório, o advogado dos atletas, Carlos Portinho – especialista em doping e o mesmo que defendeu Dodô, em 2007 – levantou três preliminares de imperfeição do processo e, em uma delas, aborda a questão da possibilidade de contaminação por conta do kit utilizado pela CBF para fazer o exame dos jogadores.
Diante do pedido da defesa para que seja enviado um oficio à CBF pedindo que a entidade informe se o kit que coleta a urina dos jogadores é de vidro ou de plástico, o relator entende que, para não haver cerceamento, o melhor é aguardar o ofício. O advogado alega que isso fará diferença em sua tese de defender dos jogadores. Os demais auditores acompanharam o entendimento do relator e o processo foi adiado.
O Macaé Esporte passou a ser interessado direto no caso se o STJD entender que o Ituiutaba tenha participação direta no doping de seus jogadores. Caso isso se confirme, a equipe mineira pode ser eliminada do campeonato e, neste caso, o Alvianil, quinto colocado, conquistaria o acesso à Série B do Brasileiro de 2011.
O STJD deu prazo de 10 dias corridos para que a CBF encaminhe o ofício ao Tribunal para que, assim, possa marcar um novo julgamento.