Foto: Tiago Ferreira
Time vai jogar contra o Caxias, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Após 32 dias de polêmica e disputas judiciais, a CBF finalmente confirmou o início da Série C do Campeonato Brasileiro para este final de semana. A competição reunindo 20 clubes, divididos em dois grupos de dez, era para ter começado no último dia 27 de maio, mas um imbróglio provocado pelo Treze/PB e pelo Brasil/RS, que acionaram a Justiça comum para tentarem garantir suas vagas no torneio após perderem o julgamento da causa na esfera desportiva, provocou a paralisação das Séries C e D.
De acordo com as normas da CBF e da Fifa, clubes e associações a elas filiadas não podem recorrer à Justiça comum para tratar de questões desportivas sob risco de sofrerem duras penas, entre elas a desfiliação. Semana passada teve início a Série D e agora será a vez da C. Nesta primeira rodada, as partidas serão disputadas no sábado (30), domingo (1º) e segunda-feira (02).
Desde o início da manhã desta quinta-feira (28), a cúpula da CBF esteve reunida tentando encontrar uma solução para o impasse. A entidade decidiu que o Rio Branco/AC será mantido na Série C e fez um depósito em juízo de R$ 2,48 milhões para o Treze/PB até que o mérito da ação seja julgado em definitivo, atendendo a uma decisão da Primeira Vara Cível da Comarca de Campina Grande, que exigia a inclusão do Galo da Borborema na competição.
- O início da Série C representa ter a oportunidade de equilibrar as finanças do clube, já que o prejuízo com a paralisação foi grande. É muito difícil manter as despesas com o elenco apenas treinando. Além disso, a competição se estenderá por mais um mês. Antes, ela terminaria em novembro e, agora, será em dezembro. O planejamento para 2013 pode ficar comprometido – disse o presidente do Macaé, Valter Bittencourt.
Tem julgamento nesta sexta-feira - Nesta sexta-feira (29), às 13h30, Treze/PB e Brasil/RS serão julgados pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por terem desrespeitado o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) ao ingressarem na Justiça Comum reivindicando a participação na Série C do Brasileiro após perderem suas causas na esfera desportiva.
Relator da denúncia, o procurador Paulo Schmitt exige a retirada imediata dos processos sob pena de multa e suspensão dos dirigentes, além de sugerir suspensão dos clubes por pelo menos um ano de quaisquer atividades relacionadas ao futebol, nos termos do artigo 48 da Lei Pelé que, contudo, prevê penas mais pesadas, incluindo a desfiliação, decisão que só pode ser tomada pela CBF e pelas respectivas federações. As multas previstas são de R$ 100 mil, mas o valor pode aumentar caso os clubes sejam condenados nos dois artigos.
Macaé estreia no Sul no domingo - Com o fim do imbróglio, o Macaé fará a sua estreia na competição no domingo (1º), às 19h, contra o Caxias, em Caxias do Sul/RS. A partida, válida pelo Grupo B, será realizada no Estádio Centenário. O técnico do Alvianil Praiano, Toninho Andrade, comemorou o fim da confusão e disse que a equipe está pronta para fazer uma boa campanha na Série C.
- O adiamento da competição provocou uma ansiedade muito grande, tanto nos jogadores, quanto na comissão técnica e direção. É verdade que ganhamos um pouco mais tempo de preparação e, com isso, conseguimos realizar seis jogos-treinos. Além disso, deu para o time ganhar mais entrosamento - afirmou o comandante alvianil.
Primeira rodada da Série C:
Grupo A
Domingo (01/07)
Santa Cruz x Guarany - 16h - Arruda
Cuiabá x Icasa - 16h - Presidente Dutra
Fortaleza x Águia de Marabá - 17h - Presidente Vargas
Rio Branco x Salgueiro - 19h30 - Arena da Floresta
Segunda-feira (02/07)
Paysandu x Luverdense - 20h30 - Papão da Curuzu
Grupo B
Sábado (30/06)
Madureira x Brasiliense - 15h - Aniceto Moscoso
Santo André x Chapecoense - 15h30 - Hermínio Ometto
Tupi x Duque de Caxias - 16h - Mario Helênio
Vila Nova x Oeste - 16h - Serra Dourada
Domingo (01/07)
Caxias x Macaé - 19h - Francisco Stédile