Prestes a fazer os dois jogos mais importantes de sua história, o Macaé Esporte quer fazer uma preparação atenta a todos os detalhes para vencer o Criciúma pelas quartas-de-finais da Série C do Brasileiro e, consequentemente, ascender de divisão em 2011. Pensando nisso, o Alvianil Praiano disputa um amistoso contra o Americano neste sábado (02), às 10h, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. O objetivo do jogo é simular as condições que a equipe enfrentará contra os catarinenses.
- Nós treinamos a semana inteira no horário da partida contra o Criciúma e este amistoso está sendo encarado como jogo oficial para o Macaé. Não em termos de resultado, mas sim para simularmos toda a logística que envolve um duelo às 10 horas da manhã, horário atípico para a prática do futebol profissional. Como disse lá atrás, é um sacrifício que precisamos fazer, pois a recompensa pode vir lá na frente - afirmou o técnico Dário Lourenço.
Além disso, o amistoso servirá também para o comandante definir os substitutos do zagueiro Daniel Melo e do volante Osmar. Ambos estão suspensos e não disputam o jogo de ida contra o Criciúma. No coletivo de quinta-feira (30), vencido pelos titulares por 3 a 0, o zagueiro André e o volante Da Silva treinaram na equipe de cima. Dário espera apenas o aval do departamento médico para poder contar ainda com o atacante Edivaldo e o volante Marciel.
A primeira partida entre Macaé e Criciúma acontece no dia 10 de outubro, às 10h, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. Já o duelo de volta será em Criciúma, contra os donos da casa, no dia 23, às 16h. O vencedor do mata-mata estará automaticamente classificado para a Série B do próximo ano. Os dois jogos serão transmitidos ao vivo pela TV Brasil. Em Macaé, a emissora é sintonizada na parabólica, no canal 16 da Via Cabo, 116 da Sky e 124 da Via Embratel.
Cleber Abade apita
Macaé e Criciúma
A CBF divulgou o trio de arbitragem que comandará o primeiro duelo entre Macaé e Criciúma. O árbitro escalado foi Cleber Wellington Abade, da Federação Paulista de Futebol. Ele venceu o sorteio do conterrâneo Guilherme Cereta de Lima. Abade será auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Giovani Cesar Canziam, ambos também de São Paulo. Já da Federação de Futebol do Rio de Janeiro estão escalados o quarto árbitro Carlos Eduardo Nunes Braga e o observador João José da Silva Loureiro.
Número cinco no ranking oficial da FPF, Cleber Wellington Abade apitou a final do Paulistão de 2008, entre Palmeiras e Ponte Preta. Aos 42 anos, casado, pai de duas filhas e morador de São José do Rio Pardo, é formado em administração de empresas pela UNAERP. Abade é árbitro de futebol desde 1998. No ano seguinte, entrou no quadro de árbitros da Federação Paulista e, em 1999, passou a integrar o quadro nacional. Já no ano 2000, fez sua estréia na Série A tanto do Paulista quanto do Brasileiro.
Sua primeira Copa do Brasil veio no ano seguinte, em 2001, quando foi o juiz do jogo entre Treze da Paraíba e Atlético-PR. No mesmo ano, Abade foi o árbitro da semifinal do Torneio Rio-São Paulo entre Botafogo e Santos. Em 2003, ele se estabeleceu no cenário paulista. Apitou confrontos importantes como o de ida da decisão do Paulista entre São Paulo e Corinthians, no Morumbi. Nestes últimos anos, o árbitro tem sido escalado frequentemente em jogos do Brasileirão.