Foto: Tiago Ferreira
Os jogadores do Macaé treinam em Juiz de Fora para o jogo contra o Tupi.
De alto risco. Assim está sendo encarada pelo Macaé o jogo contra o Tupi neste sábado (08 de setembro), às 16h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Apesar de liderar o Grupo B do Campeonato Brasileiro da Série C, com 17 pontos, o Alvianil Praiano não acredita que encontrará facilidades contra o Galo Carijó, que ocupa a lanterna com oito pontos. O duelo é válido pela segunda rodada do returno.
Por outro lado, o Leão sabe que um resultado positivo em Minas Gerais o deixará com boas chances de classificação para a segunda fase. Vindo de três vitórias consecutivas, contra Vila Nova, Santo André e Caxias, o Macaé ainda tem quatro jogos por realizar em casa dos oito que lhe restam. No jogo do turno, o Alvianil Praiano venceu o Tupi por 4 a 2 no Moacyrzão. Os gols do Macaé foram marcados pelos atacantes William e Zambi, o apoiador Wallacer e o zagueiro Douglas Assis. Ademilson e Gedeil (contra) descontaram para o Tupi.
Na manhã desta sexta-feira (07), o técnico Toninho Andrade comandou o último treino antes da partida, no estádio do Sport de Juiz de Fora, disse não se enganar com a posição do Tupi na tabela e tem certeza que o jogo será complicado.
- Todos os jogos são decisivos em um campeonato equilibrado como esse. Então, imagina para quem está na parte de baixo da tabela. Sabemos que o Tupi tem a responsabilidade de vencer para não ficar mais para trás e um jogo contra um dos líderes do grupo pode dar muita moral. Por isso, estamos cientes da dificuldade deste jogo. Temos que manter a postura que estamos tendo fora de casa, com marcação forte. Esse tem sido o grande mérito do Macaé - disse.
O comandante alvianil ressaltou o equilíbrio da equipe em todos os setores. "Nos últimos três jogos sofremos apenas um gol e o nosso ataque está muito bem. O número de gols que fizemos prova isso (o Macaé tem o melhor ataque da competição, com 23 gols). Esperamos continuar assim, mesmo sabendo que a Série C é bastante complicada e ainda tem muita coisa para acontecer", frisou.
Para esta partida, o Macaé terá o retorno do zagueiro Douglas Assis, recuperado de um edema no músculo adutor da coxa direita. Um dos vice-artilheiros da equipe, com três gols, ficou de fora dos confrontos contra Santo André e Caxias. Com isso, Vagner Eugênio volta para o banco de reservas. No mais, o técnico Toninho Andrade deve repetir a formação utilizada nos últimos jogos, com Zambi e Jones no ataque.
Autor de dois gols na goleada de 4 a 1 sobre o Caxias, no último final de semana, Jones, após ficar um tempo na reserva, ganhou a vaga de titular e não a desperdiçou. Titular há três jogos, o atacante lembrou-se dos momentos de dificuldades da equipe e disse que todos precisam se ajudar sempre para continuar vencendo.
- Estávamos conversando que tivemos muitas dificuldades. Porém, conseguimos três vitórias seguidas que nos recolocaram na liderança da chave. O Macaé formou uma grande família e estamos muito fechados. Estamos nos ajudando muito. Os zagueiros, volantes e laterais se doam muito na marcação e isso ajuda lá na frente. É legal eu viver essa boa fase, entretanto ela se deve ao grupo - ressaltou Jones.
O adversário - No Tupi, o jogo contra o Macaé marcará a estreia do técnico Antônio Carlos Roy, ex-Madureira e América, no comando do Galo Carijó. E o treinador tem dois desfalques: os apoiadores Hugo e Michel Cury, com problemas musculares, foram barrados pelo departamento médico. Com isso, Allan e o jovem Bruninho disputam a posição. A outra dúvida de Roy é na cabeça de área: George ou Bruno Araújo também “brigam” por uma vaga na equipe titular.
À imprensa mineira, Roy afirmou que a sua maior preocupação é em relação à transição entre a defesa e o ataque. O coletivo apronto realizado na quinta-feira (06) à tarde, no Estádio Mário Helênio, terminou com a vitória dos reservas por 2 a 1. Um dos principais destaques foi o meia Bruninho, que marcou um dos gols da vitória parcial por 2 a 0 na primeira parte da atividade. Passado ao time titular, no complemento do trabalho, armou a jogada que resultou no gol de Fabinho.
Tupi x Macaé
Tupi: Rodrigo; Henrique, Wesley Ladeira, Silvio e Fabrício Soares; George (Bruno Araújo), Assis, Léo Salino e Allan (Bruninho); Fabinho e Ademilson. Técnico: Antônio Carlos Roy.
Macaé: Luis Henrique; Daniel, Diego, Douglas Assis e Edu Pina; Gedeil, Wagner, Norton e Wallacer; Zambi e Jones. Técnico: Toninho Andrade.
Data: 8 de setembro (sábado)
Local: Estádio Municipal Radialista Mário Helênio
Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES)
Auxiliares: Vanderson Antônio Zanotti (ES) e Fábio Faustino dos Santos (ES)
Jogos da segunda rodada do returno da Série C:
Grupo A
Sábado (08/09)
Paysandu x Guarany – 16h – Mangueirão
Domingo (09/09)
Cuiabá x Águia – 16h – Presidente Dutra
Treze x Icasa – 16h – Ernani Satiro
Fortaleza x Luverdense – 17h – Presidente Vargas
Quinta-feira (13/09)
Santa Cruz x Salgueiro – 20h30 – Arruda
Grupo B
Sábado (08/09)
Madureira x Duque de Caxias – 15h – Aniceto Moscoso
Santo André x Brasiliense – 15h30 – Bruno José Daniel
Tupi x Macaé – 16h – Mario Helênio
Vila Nova x Chapecoense – 16h – Serra Dourada
Domingo (09/09)
Caxias x Oeste – 15h30 – Centenário